Cursinho no campus Montes Claros prepara gratuitamente para o Enem

Inscrições estão abertas até 6 de fevereiro; 100 vagas serão ofertadas neste ano

Luiz Henrique Assunção, Isabela Parole e Helder dos Anjos são idealizadores do cursinho, que será oferecido pela segunda vez neste ano
Luiz Henrique Assunção, Isabela Parole e Helder dos Anjos são idealizadores do cursinhoAmanda Lelis / UFMG

Estão abertas as inscrições de candidatos para a turma de 2019 do ComunICA Cursinho Comunitário do ICA – UFMG, projeto de extensão do Instituto de Ciências Agrárias, no campus Montes Claros, que visa preparar candidatos de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A formação, gratuita, oferece 100 vagas. As inscrições terminam no dia 6 de fevereiro e devem ser realizadas pela internet.

As vagas são divididas em três modalidades: dez para ex-alunos da turma de 2018 do ComunICA que não tenham abandonado o curso, 15 vagas para servidores, colaboradores, terceirizados do ICA ou familiares e 75 para demais candidatos. Para concorrer, o interessado deve ter cursado em escola pública o primeiro e o segundo anos do ensino médio ou equivalente, estar matriculado em 2019 ou ter cursado o terceiro ano do ensino médio em escola pública ou equivalente.

formulário de inscrição e o edital estão disponíveis para preenchimento e consulta, respectivamente. Após a inscrição, os candidatos participam de seleção presencial, que contempla prova de múltipla escolha e redação.

As aulas terão início no dia 18 de março e vão até a data de realização do Exame. Elas são ministradas no turno da noite, de segunda a sexta-feira. No ComunICA, os estudantes aprendem conteúdos que abrangem as quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As atividades são conduzidas por professores voluntários – graduandos, pós-graduandos e técnicos-administrativos da UFMG. Em 2018, o projeto atendeu 60 alunos.