Curso vai capacitar estudantes para produzir conteúdo audiovisual em divulgação científica
Formação gratuita oferecida pelo Centro de Comunicação é aberta a alunos do ensino médio, da graduação e da pós-graduação
O Centro de Comunicação (Cedecom) abriu inscrições para o curso de extensão Capacitação em audiovisual de divulgação científica, destinado a estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação vinculados à UFMG. Até 24 de agosto, os interessados devem realizar a inscrição, gratuita, por meio do endereço eletrônico capacitacaodc@gmail.com, anexando a documentação exigida no edital (leia também a retificação do edital que prevê explicitamente a possibilidade de participação dos estudantes da UFMG matriculados no no ensino médio).
Serão ofertadas 15 vagas para estudantes de todas as áreas de conhecimento, com reserva de três vagas para alunos com deficiência e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), prioritariamente nos níveis I, II e III.
“O audiovisual tem sido uma das linguagens contemporâneas mais utilizadas pelas pessoas para se comunicar, especialmente nas redes sociais, inclusive para divulgação de pesquisas científicas e projetos de extensão. Essa capacitação é, pois, uma forma de contribuir para democratizar o conhecimento produzido na Universidade”, observa a idealizadora do curso, a jornalista Luciana Julião, servidora do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).
Luciana Julião conta que a primeira edição do curso é resultado de uma junção de demandas, originariamente da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), em 2021, e acabou se transformando em seu próprio projeto de conclusão do curso de Especialização em Divulgação Científica (Amerek). “Agora, como resposta do Cedecom à demanda da DDC, o curso ganhou vida própria, com apoio da própria DDC, do Amerek, do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e da Pró-reitoria de Extensão”, relata.
A jornalista, que coordena o Núcleo de Redes Sociais do Cedecom, argumenta que a divulgação científica tem crescido no mundo inteiro e, no Brasil, principalmente a partir dos anos 2000, ganhou maior peso com a criação de políticas públicas específicas e atividades como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a aba na Plataforma Lattes para as ações de divulgação da ciência.
Na UFMG, a área foi impulsionada pela criação da Rede de Museus, da DDC, da Rede de Divulgação Científica, da Formação Transversal em Divulgação Científica, do curso de Especialização Amerek e pela aprovação de uma política institucional em 2021. "Isso tudo mostra que a divulgação da ciência deixou de ser uma atividade esporádica na UFMG e se tornou uma necessidade para dar publicidade ao que aqui é produzido e como resposta aos cortes orçamentários sofridos", justifica Luciana Julião.
Atividades assíncronas e presenciais
O curso terá dois módulos: no primeiro, com oito aulas assíncronas, os alunos serão apresentados aos conceitos introdutórios da divulgação científica e discutirão o papel do audiovisual na comunicação contemporânea, inclusive na perspectiva da acessibilidade. Eles também vão aprender a escrever roteiros e a gravar e editar o material produzido. Esse módulo deverá ser realizado no período de 25 de setembro a 16 de outubro, quando os alunos deverão entregar o pré-projeto do vídeo a ser desenvolvido no segundo módulo.
Na segunda parte do curso (de 17 a 31 de outubro), os participantes terão três encontros individuais e presenciais com os tutores de roteiro, gravação e edição, para discussão dos seus projetos. Ao fim desse módulo, os cursistas terão cinco dias para entregar o vídeo.
“Os alunos vão produzir os vídeos com seus próprios celulares, sem a necessidade de equipamentos extras. Com isso, eles poderão, após o curso, dar continuidade às suas iniciativas de divulgação da ciência”, projeta Luciana.
Na fachada virtual
Uma possibilidade de divulgação dos vídeos produzidos pelos estudantes inscritos na Capacitação em audiovisual de divulgação é a mostra Visualiza UFMG, coordenada pela Diretoria de Divulgação Científica, da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O edital da mostra será publicado em breve, e as produções selecionadas serão exibidas na fachada virtual do Espaço do Conhecimento UFMG.
O objetivo é reunir vídeos curtos, sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão, em uma linguagem clara, rápida e atrativa para um público não especializado.