Extensão

Cursos do Cipmoi reabrem inscrições para o processo seletivo de 2024

Os interessados devem comparecer à Escola de Engenharia no período de 15 a 17 de janeiro e poderão se cadastrar em até duas das quatro formações ofertadas na área de mão de obra industrial

Prédio da Escola de Engenharia, no campus Pampulha, onde as inscrições serão realizadas
Prédio da Escola de Engenharia, no campus Pampulha, onde as inscrições e a prova escrita serão realizadas Foto: Lucas Braga | UFMG

O Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (Cipmoi) reabriu suas inscrições para o processo seletivo de 2024. Os interessados poderão se inscrever, presencialmente, no período de 15 a 17 de janeiro, em até dois cursos: desenhista/cadista para construção civil, eletricista instalador predial de baixa tensão, mestre de obras e tecnologia da soldagem. 

Para se inscrever, o interessado deverá comparecer à sala 2031, Bloco 3, da Escola de Engenharia da UFMG, no campus Pampulha, no horário das 17h às 21h30. Caso seja aprovado nas duas formações, o candidato poderá cursar apenas a escolhida como primeira opção. 

Para a realização da matrícula, o candidato precisa passar por uma prova escrita que ocorrerá no domingo, 21 de janeiro, às 9h. Ele deve chegar ao Bloco 3 da Escola de Engenharia com 30 minutos de antecedência portando o comprovante de inscrição e documento de identificação com foto. 

A avaliação escrita é composta de três provas: comunicação e relações humanas, matemática e conteúdo técnico referente ao curso escolhido na inscrição. É necessário levar lápis, caneta (azul ou preta) e borracha para realização da prova. A divulgação do gabarito e do resultado da prova ocorrerá no dia 22 de janeiro. 

Entrevista
Após a divulgação dos resultados, os candidatos vão se submeter a uma entrevista no período de 23 de janeiro a 8 de fevereiro. As entrevistas ocorrerão individualmente, em data e horário específico divulgado juntamente com resultado do exame. Nessa etapa do processo seletivo, serão adotados os seguintes critérios: ligação da trajetória profissional do candidato com o curso pretendido, disponibilidade para realizar o curso, escolaridade do candidato (não serão aceitas, independentemente da formação escolhida, inscrições de candidatos com curso superior completo ou incompleto) e a expectativa do candidato em relação ao curso. 

As duas etapas avaliativas terão seus resultados anunciados em todos os canais do Cipmoi. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no período de 20 de fevereiro a 1° de março (exceto no sábado e no domingo), das 18h às 21h, no Bloco 3 da Escola de Engenharia. Outras informações estão disponíveis no site da Cipmoi ou nas versões original e retificada do edital.