Extensão

Da iniciação à competição: projeto da Educação Física prepara jovens para a ginástica artística

Iniciativa extensionista tem interface com ensino e pesquisa

Criado em 1994, o Projeto de Extensão em Ginástica Artística da UFMG atende crianças, jovens e adultos da comunidade externa interessados na iniciação no esporte e desenvolve, com acompanhamento técnico e pedagógico, atividades de formação de atletas. Em interface com o ensino e a pesquisa, a equipe reúne professores e estudantes (da graduação ao doutorado) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), sob a coordenação da professora Ivana Montandon.

O grupo é credenciado pela Federação Mineira de Ginástica e mantém turmas dos níveis de iniciação, intermediário e avançado. Equipes de alto rendimento participam de eventos como o Torneio Nacional de Ginástica Artística, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística e os Jogos Escolares Brasileiros.

O projeto é apoiado pela Associação de Pais, Mestres e Amigos da Ginástica Artística (Apamagia), que oferece suporte ao planejamento, à organização e execução das atividades.

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas, as turmas disponíveis e os formulários de inscrição estão disponíveis no site do projeto.

Equipe: Renata Valentim (produção, reportagem e edição de conteúdo), Antonio Soares (imagens) e Marcia Botelho (edição de imagens)