Meio Ambiente

De Lar dos Meninos a laboratório vivo: Estação Ecológica completa 30 anos

Em vídeo, TV UFMG conta um pouco da história de uma das maiores áreas verdes preservadas de BH

Com 114 hectares de área de conservação natural, tombados pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, a Estação Ecológica da UFMG desenvolve projetos relacionados à educação socioambiental. Uma das maiores áreas verdes urbanas da capital, o espaço abriga enorme diversidade de espécies dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. 

Nos anos 1940, funcionava lá o Lar dos Meninos, que chegou a acolher 300 menores em situação de extrema pobreza. A instituição tinha dormitório, restaurante, ambulatório, capela e olaria, onde eram fabricados de 8 a 12 mil tijolos por dia – parte dessa produção era destinada a construções na região da Pampulha.

Entre as espécies da fauna que habitam a reserva, estão o mico-estrela, o caxinguelê, o tucano, a jacupemba, a gralha-do-campo e o raro gavião-pombo pequeno, espécie ameaçada de extinção em todo o mundo. Há também uma grande variedade de invertebrados.

De reconhecido valor histórico-cultural, a Estação Ecológica é ambiente de pesquisas de diversas áreas do conhecimento e um laboratório vivo, onde ensino e extensão ao ar livre coexistem em harmonia com a natureza.

Equipe
Ana Fatorelli (roteiro), Olívia Resende (produção e direção), Ângelo Araújo, Lucas Tunes, Ravik Gomes, Samuel do Vale (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens), Beatriz Campos, Bruno Ihara e Gabriel Lisboa (videografismo)