Saúde

Hospital Veterinário realiza 10 mil exames de imagem por ano

Especialistas ouvidos por programa da TV UFMG falam da importância dos procedimentos para o diagnóstico de doenças em animais

Radiografia, ultrassonografia, ecodopplercardiografia e tomografia computadorizada são alguns dos exames de imagem que podem ser realizados tanto em humanos quanto em animais. Dos cerca de 35 mil atendimentos anuais realizados no Hospital Veterinário da UFMG, 10 mil são exames de imagem feitos em animais domésticos, como cães e gatos, e em bichos de grande porte como os equinos.

Nesta edição do programa De olho nos bichos, a TV UFMG acompanhou a passagem da cadela Nina pelo Hospital Veterinário. Ela se submeteu a um raio-x das patas e do fêmur para identificar uma anormalidade de locomoção percebida pela tutora Nathalia Zebral. A equipe também ouviu especialistas do Hospital, que revelam detalhes sobre cada exame de imagem lá realizado. O programa é produzido em parceria com a Escola de Veterinária da UFMG.  

O Hospital Veterinário da UFMG funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-2276 e 3409-2000.

Conheça um pouco mais sobre os procedimentos e acompanhe o vídeo até o fim para descobrir o diagnóstico da Nina.

Produção e reportagem: Gabriel José
Imagens: Gabriel Santana
Edição de imagens: Aline Garcia