Arte e Cultura

Heloísa Buarque de Hollanda fala sobre feminismo na série Encontros com a República

Escritora lançará três livros nesta terça

Heloísa é a convidada do 'Encontros com a República'
Heloísa Buarque de Hollanda: feminista aos 80Fernando Frazão / Agência Brasil

A professora, escritora, ensaísta e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda é a convidada desta terça, 24, da série Encontros com a República, promovida pelo Projeto República da UFMG. No auditório Baesse da Fafich, Heloísa vai ministrar, a partir das 14h, a palestra Feminista aos 80 – histórias e ideias de uma pioneira

A escritora também lançará três livros: Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto, Pensamento feminista: conceitos fundamentais e Onde é que eu estou? Heloísa Buarque de Hollanda 8.0, o último organizado por André Botelho, Cristiane Costa, Eduardo Coelho e Ilana Strozenberg. Heloísa também participará de debate com a professora Constância Lima Duarte, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras (Fale).

Trajetória
Paulista de Ribeirão Preto, Heloísa Buarque de Hollanda é graduada em letras clássicas e vernáculas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestra e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora em Sociologia da Cultura pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. 

Destacou-se pela publicação de livros como 26 poetas hoje e Macunaíma: da literatura ao cinema. Também coordenou os projetos Abolição, dedicado ao estudo de questões raciais na arte brasileira, e Mulher e literatura, que reúne relatos sobre as “matriarcas” nordestinas.