Pesquisa e Inovação

Desafios de enfermeiras obstétricas é tema de dissertação na UFMG

Trabalho que analisou a prática dessas profissionais em hospital universitário é abordado no programa 'Aqui tem ciência', da Rádio UFMG Educativa

Conflitos com equipes médicas e de enfermagem estão entre os desafios enfrentados pelas profissionais
Conflitos com equipes médicas e de enfermagem estão entre os desafios enfrentados pelas profissionais Foto: Gustavo Fring | Pexels

A Organização Mundial de Saúde (OMS) celebrou, em 2020, o Ano Internacional dos Enfermeiros e das Parteiras. Um dos grandes desafios dessa área é oferecer assistência de excelência e humanizada a mulheres e recém-nascidos. Nesse processo, o papel das enfermeiras obstétricas é fundamental, já que elas atuam desde o planejamento familiar, passando pelo pré-natal, parto e pós-parto. A rotina dessas profissionais foi tema da dissertação desenvolvida pela enfermeira obstétrica Regiane Prado Ribeiro, defendida em 2020 no Programa de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem.

O trabalho é tema do novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa, que neste mês de março é dedicado às mulheres. Nesse período, o programa aborda pesquisas feitas na UFMG por mulheres e sobre mulheres.

A autora da pesquisa, Regiane Ribeiro
A autora da pesquisa, Regiane Ribeiro: diário institucionalFoto: Acervo pessoal

Regiane Prado Ribeiro analisou as práticas profissionais das enfermeiras obstétricas de um hospital universitário da cidade de Belo Horizonte. Segundo ela, desenvolver a pesquisa em hospital com esse perfil é desafiador, já que a formação dos profissionais e a cultura organizacional nesses hospitais ainda estão muito centradas na figura do profissional médico. 

Metodologia
Os dados da dissertação de Regiane Prado Ribeiro foram obtidos em 2019, em encontros com enfermeiras obstétricas da maternidade de um hospital universitário de BH e com docentes da Escola de Enfermagem da UFMG e em entrevistas semiestruturadas com seis gestores, que atuam ou já atuaram na instituição. Regiane Prado Ribeiro também valeu-se da ferramenta "diário institucional do pesquisador", na qual relatava as observações sobre o cotidiano da maternidade.

Os resultados do trabalho, orientado pela professora Carla Aparecida Spagnol, mostraram as principais dificuldades das enfermeiras obstétricas, como os conflitos de atuação com as equipes médicas e de enfermagem. Também foram destacados alguns desafios do cotidiano profissional. "O que mais as enfermeiras mencionaram foram as dificuldades encontradas no dia a dia para atuarem no cuidado contínuo com a mulher durante o trabalho de parto, devido às demandas das tarefas administrativas, que tomam grande parte do tempo das profissionais", explica a autora do estudo.

Saiba mais sobre a pesquisa da enfermeira Regiane Prado Ribeiro no novo episódio do programa Aqui tem ciência.


Raio-x da pesquisa

Título da dissertação: Análise da prática profissional de enfermeiras obstétricas: transformá-la para conhecer a realidade

O que é: pesquisa-intervenção que analisou as práticas profissionais das enfermeiras obstétricas de uma maternidade de hospital universitário público situado em Belo Horizonte (MG). Os resultados englobam as dificuldades das enfermeiras em relação ao processo de inserção na maternidade, os conflitos de atuação com a gestão e a equipe médica e a inadequação do dimensionamento de pessoal de enfermagem e dos processos de trabalho.

Nome da pesquisadora: Regiane Prado Ribeiro

Orientadora: Carla Aparecida Spagnol

Programa: Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde

Ano da defesa: 2020

Leia a dissertação, na íntegra.

O episódio 57 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alicianne Gonçalves. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.
 
O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa da Universidade.
 
O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.