Pessoas

Desmond Tutu, expoente da luta contra o apartheid, era Doutor Honoris Causa da UFMG

Prêmio Nobel da Paz, arcebispo sul-africano, que morreu neste domingo, dia 26, recebeu o título em concorrida cerimônia realizada em 1987

Desmond Tutu exibe o diploma de Doutor Honoris Causa ao lado do então reitor Cid Veloso
Desmond Tutu exibe o diploma de Doutor Honoris Causa ao lado do então reitor Cid Veloso Mário Quinaud | UFMG

O arcebispo anglicano Desmond Mpilo Tutu, um dos expoentes do movimento que derrubou o apartheid na África do Sul, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da UFMG em cerimônia realizada no campus Pampulha, em 21 de maio de 1987. Tutu, que lutava contra um câncer de próstata desde o fim dos anos 1990, morreu neste domingo, dia 26, aos 90 anos.

Prêmio Nobel da Paz de 1984, Desmond Tutu recebeu a honraria em sessão do Conselho Universitário por indicação da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). O diploma foi entregue pelo então reitor Cid Veloso. Em seu discurso de agradecimento, Tutu disse que recebia o título “em nome de milhares de outros, que talvez mereçam muito mais do que eu”. 

O arcebispo também agradeceu o apoio recebido pela “nossa causa, que é em prol da paz e justiça em minha terra natal, a África do Sul” e prestou um tributo aos jovens, que pressionaram os Estados Unidos a impor sanções ao então regime segregacionista da África do Sul. “Eu realmente acredito que são pessoas muito especiais. Eu acho que os jovens são uma invenção fantástica”, destacou.

Culto ecumênico
Após a sessão do Conselho Universitário, já como Doutor Honoris Causa da UFMG, Desmond Tutu participou de culto ecumênico em palanque armado em frente ao prédio da Reitoria, com presença de representantes de diversos credos religiosos e de vários grupos de congado de Minas Gerais. Em cobertura publicada na edição de 30 de maio de 1987, o Boletim UFMG informou que o “ato foi presenciado por uma multidão que aplaudiu insistentemente o arcebispo, que repetiu a mensagem de paz e de resistência que já havia feito na sessão do Conselho".