Notícias Externas

Dia Internacional do Jazz é comemorado com programação online em quase 200 países

Os brasileiros Ivan Lins e Romero Lubambo estão entre as atrações do Concerto Global Todas as Estrelas, que marca os dez anos de celebração da data

Dia Internacional do Jazz foi instituído pela UNESCO em 2011
Dia Internacional do Jazz foi instituído pela UNESCO em 2011 U.S. Embassy / Domínio público

O Dia Internacional do Jazz é festejado todo 30 de abril. A data foi definida pela UNESCO em 2011 com o objetivo de sensibilizar o público para o papel diplomático do estilo ao redor do mundo. Anualmente, a celebração conta com a participação de quase 200 países em shows, workshops, debates e outros eventos.

O dia 30 foi escolhido por ser o último de abril, mês em que acontece, todo ano, o festival Jazz Appreciation Month, da Instituição Smithsoniana, nos Estados Unidos. Em 2021, por causa da pandemia, o evento está sendo celebrado de maneira virtual. A transmissão do Concerto Global Todas as Estrelas terá a presença de nomes como Dianne Reeves, Andra Day e os brasileiros Ivan Lins e Romero Lubambo.

O programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 30, repercutiu a importância da data com a participação do jornalista Sérgio Martins, um entusiasta do gênero musical que tem observado essas comemorações de perto. Em entrevista, ele defendeu que o “jazz é extremamente popular, extremamente palatável e extremamente acessível para todo mundo”.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Para se informar mais sobre o Dia Internacional do Jazz e ficar antenado nos próximos eventos, acesse o site oficial Jazz Day, da UNESCO. Também não deixe de acompanhar o trabalho do nosso entrevistado, o jornalista Sérgio Martins, em seu blog.

Produção: Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas