Notícias Externas

Dia Nacional da Adoção e os desafios no Brasil

Programa Conexões conversou com Isabelle Meireles, mãe de 5 filhos adotivos e doula de adoção

Ibelle e failia
Isabelle, o marido e os 5 filhosReprodução Instagram

Aos 35 anos, ela e o companheiro têm cinco filhos pela via da adoção. Hoje, a estudante de Serviço Social e pós-graduada em Psicopedagogia Isabelle Meireles considera que a família está completa. Mas foi um longo caminho percorrido. Começou com o desejo mútuo com o parceiro de adotar um filho ou dois, no máximo, já no início do casamento. Durante o processo, eles conheceram e tiveram a possibilidade de adotar dois irmãos e uma irmã, o Wallace, o André e a Katlen - e foi o que eles fizeram. Depois, mais uma menina se juntou ao grupo familiar, a Naiara, adotada perto de completar 18 anos e perder a vaga que ocupava em uma casa de acolhimento em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte. O último dos filhos a chegar foi o Flávio. 

Isabelle Meireles se engajou no tema da adoção, passou a contribuir com o trabalho voluntário para o Grupo de Apoio à Adoção de Betim (GAABE), e criou a página no Instagram 'Adoção e Prosa', onde promove a conscientização de diversos aspectos relacionados à temática. Ela também atua como doula de adoção. 

O 25 de maio marca o Dia Nacional da Adoção, e vale destacar que, no Brasil, há hoje mais de 4 mil crianças e jovens aptos para adoção, mais da metade deles com idade entre 10 e 17 anos. Na outra ponta, temos mais de 33 mil pretendentes, mas cerca de 27 mil só aceitam crianças de até 6 anos. Os dados são do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda de acordo com o CNJ, atualmente, cerca de 17% das crianças aptas para adoção têm problemas de saúde; 10% têm algum tipo de deficiência e duas mil duzentas e sete possuem um irmão ou mais. O Conselho alerta que um dos obstáculos para reduzir a fila de adoção no país são exigências como etnia, ausência de doenças ou deficiência. 

Para falar sobre esses números, os desafios da adoção no Brasil, seu trabalho relacionado à temática e sobre sua experiência como mãe de 5 filhos pela adoção, o programa Conexões conversou com Isabelle Meireles, doula de adoção, estudante de Serviço Social e membra da diretoria do GAABE. 

Ouça a conversa com a jornalista Luiza Glória

Você pode acompanhar o trabalho da Isabelle Meireles no Instagram: @adocaoeprosa. Você também encontra no site do Conselho Nacional de Justiça as estatísticas referentes à adoção no Brasil do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento que abordamos em nossa conversa. 

Produção: Alícia Coura e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória