Ensino

Diretoria de Arquivos Institucionais abre seleção para dez vagas de estágio não obrigatório

Candidatos devem cursar Arquivologia, Biblioteconomia ou História

Arquivar e organizar a massa documental será uma das tarefas dos estagiários
Arquivar e organizar a massa documental será uma das tarefas dos estagiários Raphaella Dias | UFMG

A Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) recebe, até a próxima quarta-feira, dia 18 de maio, inscrições para seleção de candidatos a dez vagas de estágio não obrigatório e formação de cadastro reserva. Podem participar do processo estudantes que estejam cursando Arquivologia, Biblioteconomia e História, do 1º ao 5º período. O edital está disponível no site da Diarq.

Os candidatos aprovados poderão ser convocados para atuar nas dependências da UFMG, no campus Pampulha, ou no Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), na área hospitalar (Alameda Álvaro Celso, 175, 7º andar, Santa Efigênia). A contratação será formalizada por meio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail info@diarq.ufmg.br. No campo "assunto", o candidato deve inserir o número do edital (Edital 01/2022 DIARQ/UFMG – Seleção de Estagiários) e anexar o formulário de inscrição preenchido (anexo I do Edital).

O candidato que optar por concorrer na modalidade de reserva de vaga para pessoa com deficiência deverá anexar formulário (anexo III do edital) e cópia de atestado médico expedido no prazo máximo de 12 meses anteriores à divulgação do edital. Das pessoas autodeclaradas negras aprovadas (anexo II), também será exigida a comprovação de que tenham sido admitidas na UFMG também pelo critério de reserva de vagas.

Seleção e atividades
O processo seletivo será realizado de forma presencial e em duas etapas: prova objetiva, no dia 25 de maio, às 9h, em local a ser divulgado no site da Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq). A segunda etapa será uma entrevista presencial, conforme escala de atendimento, no período de 20 a 24 de junho.

O estágio tem carga horária de quatro horas diárias, que serão cumpridas presencialmente, em horário a ser previamente estabelecido em comum acordo com o gestor da respectiva unidade.  

A duração do contrato é de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período. O valor da bolsa é de R$ 787,98, com auxílio-transporte de R$ 10 por dia trabalhado. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail info@diarq.ufmg.br

Conforme descrito no edital, os estagiários vão organizar e tratar massa documental acumulada e arquivos montados nos setores de trabalho, proporcionar e agilizar a recuperação de informações técnico-científicas e administrativas, preservar e conservar documentos, abrigando-os em local adequado e em condições físicas adequadas, utilizar tecnologias de informação destinadas ao gerenciamento da informação arquivística, auxiliar na implantação de projeto de políticas arquivísticas para a UFMG e realizar atividades com auxílio de ferramentas do Office.