Ensino

Disciplina on-line sobre pesquisa e ensino em saúde volta a ser ofertada neste semestre

Matrículas serão feitas na quinta-feira, 5 de março

Tela do Caed Virtual, que concentra as atividades da disciplina
Tela do Caed Virtual, que concentra as atividades da disciplina Reprodução

Interessados em temas como pesquisa e método de ensino poderão ampliar seus conhecimentos cursando a disciplina isolada Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde, ofertada pela Faculdade de Medicina, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), na modalidade a distância.

O curso será ministrado de março a maio deste ano pelo professor Cássio da Cunha Ibiapina, do Departamento de Pediatria. A atividade terá carga horária de 45 horas e abordará as estratégias de ensino e de formação em ciências médicas e da saúde, visando estimular o interesse da comunidade acadêmica pela pesquisa de metodologias pedagógicas na área.

Questões como raciocínio clínico, reflexão estruturada, estudos de casos, synapse-based learning serão discutidas por meio de artigos científicos, estudos de caso e videoaulas, que incluirão, ainda, os registros das apresentações feitas, em formato Ted Talks, durante o encontro presencial da primeira oferta, realizado em junho do ano passado

As atividades serão encerradas no dia 30 de maio, no único encontro presencial da disciplina, durante o qual serão apresentados seminários sobre os principais pontos debatidos ao longo das 12 semanas de curso.

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas na quinta-feira, 5 de março, exclusivamente on-line, conforme instruções que constam na página da Faculdade de Medicina. Todos os interessados nos temas da disciplina poderão se inscrever, respeitado o limite de vagas ofertadas.

Não há outros pré-requisitos para a participação, mas os inscritos deverão ler artigos em língua inglesa e dedicar de duas a três horas semanais às atividades, que serão concentradas na plataforma Caed Virtual, mantida pelo Caed. “É muito importante que o aluno se planeje para acessar a plataforma e acompanhar os debates. Cerca de 20% dos estudantes da última turma foram reprovados por não terem tido esse cuidado”, alerta o professor Cássio Ibiapina.

Método inspirado na ficção
A ideia para a estrutura da disciplina surgiu quando o docente frequentou o curso Principles and practice of clinical research, oferecido na modalidade a distância pela Universidade de Harvard. A metodologia, que propõe a apresentação de definições científicas com base em histórias fictícias, foi a base para o escopo do curso.

A cada semana, os alunos vão acompanhar, paralelamente ao conteúdo teórico das videoaulas e artigos, pequenas narrativas sobre personagens e seus encontros pela Região Metropolitana de Belo Horizonte.  “As discussões nos fóruns serão baseadas em estudos de caso apresentados em forma de narrativas cotidianas, que servirão à introdução de conceitos de forma mais leve, para entreter e descansar o aluno de temas mais pesados”, explica o professor.

Com Assessoria de Comunicação do Caed-UFMG