Divulgado regulamento de processo seletivo para continuidade de estudos

Pedidos agora também podem ser feitos para outros cursos; período de protocolo começa na segunda-feira, 15

Aula do curso de ciências biológicas no CAD 1: continuidade de estudos
Aula no CAD 1: continuidade de estudos em outro curso de graduaçãoJulia Duarte / UFMG

Os interessados em solicitar continuidade de estudos para ocupação das vagas remanescentes da graduação do primeiro período letivo de 2019 já podem acessar as informações no regulamento que trata do processo seletivo. Os pedidos podem ser protocolados de 15 a 17 de julho, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) – Unidade Administrativa III – campus Pampulha, e na seção de ensino do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus Montes Claros. Veja o quadro de vagas.

As novas Normas Gerais da Graduação (NGG) trouxeram mudanças relacionadas ao procedimento para solicitar continuidade de estudos. Antes, só era possível permanecer no mesmo curso. Ou seja, a continuidade valia apenas para cursos com várias habilitações, como Música, Letras, Artes Visuais e Antropologia ou formações com diferentes graus acadêmicos (Licenciatura e Bacharelado). Agora também é possível fazer o pedido para outro curso de graduação.

O regulamento também determina que o estudante deve apresentar um plano que comprove ser viável integralizar a nova habilitação, novo grau acadêmico ou novo curso dentro do saldo disponível em seu tempo máximo de integralização. “Um estudante que concluiu um curso de Engenharia de Controle e Automação (diurno) em 10 períodos e que ainda disponha de saldo de integralização de sete períodos, pois o tempo máximo de integralização é de 17 períodos letivos, pode solicitar continuidade de estudos no Bacharelado em Matemática, desde que demonstre ser possível integralizá-lo em sete períodos”, exemplifica o professor Bruno Teixeira, pró-reitor adjunto de Graduação.

Além disso, é necessário que haja vaga para o curso pretendido, e o requerente deve ter integralizado o curso de graduação na UFMG há, no máximo, dois períodos letivos – a contagem desse prazo fica suspensa durante o período em que o candidato mantiver vínculo em algum curso de mestrado ou de doutorado na UFMG.

Agenda
Os pedidos de continuidade de estudos deverão ser protocolados das 9 às 11h, no dia 15, e das 13 às 16h, nos dias 16 e 17 de julho. O interessado deverá preencher requerimento e levar a documentação exigida. O resultado será divulgado até 24 de julho nas secretarias dos colegiados de cursos e no site do DRCA. A matrícula em disciplinas deverá ser requerida, no dia 29 de julho, no colegiado do curso de destino.

Assessoria de Comunicação da Prograd