Formas de Ingresso

​Nota será usada pelo Sisu, cujas inscrições começam no próximo dia 22

Prova do Enem
Prova do Enem Enem EBC / Creative commons

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 18, o resultado da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas individuais podem ser acessadas pela Página do Participante ou pelo aplicativo Enem 2018, mediante login com CPF e senha.

Os resultados gerais, com a proficiência média das quatro áreas de conhecimento e da redação, serão publicados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota será utilizada para seleção a vagas em cursos de graduação em 129 instituições de todo o país, por candidatos que participaram do Enem 2018 e tenham obtido nota superior a zero na redação.

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ser feitas exclusivamente pela internet, a partir da próxima terça-feira, 22, até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 25 de janeiro.

Como faz desde 2017, a UFMG volta a utilizar somente a primeira edição anual do Sisu para selecionar alunos para suas 6.339 vagas em 90 cursos de graduação, com entrada nos dois períodos letivos de 2019.

Para participar do Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2018. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados.

De acordo com cronograma disponível no Portal Sisu, o resultado da chamada regular será divulgado pelo MEC no próximo dia 28.

Mudanças
Nesta edição, o Sisu tem novas regras, definidas no edital 83 do Ministério da Educação, publicado em 21 de novembro no Diário Oficial da União, que altera a regulamentação da Lei de Cotas e da lista de espera. Leia mais em reportagem do Portal UFMG.

Com relação à lista de espera, o edital do MEC estabelece duas alterações. A partir de agora, “o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado". Assim, pelas novas regras, se o candidato for selecionado na chamada regular para uma vaga em instituição de educação superior participante, mesmo que seja sua segunda opção, e ainda que não se matricule, não poderá participar da lista de espera.

Caso o candidato não seja selecionado na chamada regular, em nenhuma de suas opções, é considerado apto a participar da lista de espera. Até a edição 2018 do Sisu, o candidato só podia manifestar interesse na lista de espera para o curso de sua primeira opção. A partir de agora, embora só possa manifestar interesse em uma vaga, esta poderá ser a de primeira ou de segunda opções para as quais se inscreveu.

Além das alterações definidas pelo MEC, a UFMG vai introduzir, a partir desta edição do Sisu, duas mudanças na identificação de candidatos que optarem por reserva de vagas. No dia do registro presencial, os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) deverão se apresentar a uma comissão que avaliará se eles têm características que os identifiquem como pertencentes ao grupo racial negro. Os autodeclarados indígenas deverão apresentar documentos comprobatórios de pertencimento a povo indígena emitidos por três autoridades indígenas. Os candidatos que se inscreverem em cotas para pessoa com deficiência passarão por banca de verificação e validação.

Registro
Os candidatos aprovados para a UFMG, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas pelo Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA). O período letivo terá início no dia 25 de fevereiro.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.