Campus Pampulha recebe comunidade no domingo com atividades inclusivas

Primeira edição do Domingo no Campus em 2018 terá oficinas para autistas e sobre a Língua Brasileira de Sinais

Gramado da Reitoria
Gramado da Reitoria reúne parte do público do eventoFoca Lisboa / UFMG

O bosque da Escola de Música, o entorno da Reitoria e a Praça de Serviços, no campus Pampulha, vão abrigar, no próximo dia 8, a primeira edição do Domingo no Campus em 2018. O evento, que será realizado das 8h às 13h, terá sete oficinas, uma delas destinada a crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Denominada Território de Experimentação com Água, a atividade será coordenada pela professora Maria Luísa Magalhães Nogueira, do Departamento de Psicologia da Fafich. Segundo ela, trata-se de um circuito sensorial envolvendo uma brincadeira conhecida popularmente como “esquibunda”, um tobogã feito de lona, com água e sabão, que desperta o interesse de crianças com autismo. Ela avisa que a atividade é aberta a todos e orienta a usar roupa confortável e que possam ser molhadas.

A atividade foi uma das 12 selecionadas (entre 24 submetidas) em chamada pública da Pró-reitoria de Extensão para compor a programação do ano – serão três edições do Domingo no Campus em Belo Horizonte (8 de abril, 10 de junho e 2 setembro). O campus Montes Claros receberá a primeira edição do evento em 6 de maio.

A reitora Sandra Goulart Almeida destaca a importância e a longevidade do Domingo no Campus, que chega a sua décima primeira edição. “Para nós, é uma grande satisfação poder realizar mais um evento desse projeto, que hoje ocupa lugar especial como forma de interação da Universidade com a cidade. Procuramos tornar nossos campi espaços de convivência e aproximação com as comunidades interna e externa. É a universidade pública cada vez mais próxima da sociedade, cumprindo sua missão integradora”, afirma.

Libras e leitura
Outra novidade da programação é a oficina Animais em Libras, ministrada pela estudante de Pedagogia da UFMG Carla Thatiane Alves dos Santos. Ela vai apresentar ao público infantil a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), explorando o universo dos bichos.

O Domingo no Campus vai abrigar também a primeiro encontro do clube de leitura Lendo o Mundo, em que será abordado o livro Olhos d´água (2015), com a presença da autora, a mineira Conceição Evaristo, um dos nomes mais importantes da literatura afro-brasileira no Brasil. A obra reúne 15 contos que contêm retratos e experiências da população negra/afro-brasileira. A atividade é uma ação do projeto de extensão O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa, que propõe que os participantes vivenciem outras culturas por meio da literatura durante encontros mensais, contribuindo para discussões sobre pertencimento e identidade. Para participar, é necessário preencher formulário neste link. Contatos com o projeto devem ser feitos pelo endereço omundonaufmg@gmail.com.

O  Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da UFMG, leva mais uma vez ao Domingo no Campus as atividades do projeto  Tô de Boa, Tô no Campus. Nesta edição, além dos esportes e brincadeiras já tradicionais, como slackline, tênis de mesa e minitênis, haverá futebol de sabão, boliche humano, sword play (luta medieval com espadas, lanças, bastões e escudos de espuma).

O professor Luciano Pereira, da EEFFTO, chama a atenção para a importância do lazer no cotidiano, inclusive dos adultos. “A gente entende saúde com base em um conceito ampliado que envolve não só aspectos biológicos, mas também de participação social e de apropriação da cultura. Lazer não é perfumaria, ele deve fazer parte do cotidiano das pessoas porque traz qualidade de vida, e esse é um dos objetivos do Tô de Boa e do Domingo no Campus: oferecer às pessoas atividades diversificadas de lazer e estimulá-las a se apropriar dos espaços do campus, que são públicos e devem ser utilizados de variadas formas”, pontuou.

Os frequentadores vão reencontrar a conhecida Bike Anjo, atividade em que ciclistas ensinam pessoas de qualquer idade a andar de bicicleta. Haverá magrelas para emprestar, mas é recomendável levar bicicletas para o atendimento de crianças.

Um cortejo de ritmistas de samba-enredo, bossa e funk encerrará o evento no início da tarde. Desdobramento de uma oficina de ritmos percussivos, o cortejo fará o percurso entre a Praça de Serviços e a Escola de Música. A programação está disponível na página do evento no Facebook.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão