Extensão

'Domingo no campus' volta a movimentar a comunidade do ICA, em Montes Claros

Evento do dia 25 inclui atividades de lazer e cultura para públicos de todas as idades

A oficina de Yogaterapia será uma das 11 atividades oferecidas
A oficina de yogaterapia será uma das 11 atividades oferecidas Foto: Amanda Lelis | UFMG

Neste domingo, 25 de setembro, das 9h às 13h, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, vai receber a comunidade para a terceira edição do Domingo no campus. A programação, gratuita, inclui atividades para públicos de todas as idades, que serão realizadas no entorno do Bloco A e no gramado central.

“Este é um momento para sairmos um pouco da rotina, conhecer e trocar ideias com a comunidade da UFMG em Montes Claros. Tragam frutas, suco, comidinhas para um piquenique com a família e amigos, sempre com o cuidado de recolher seu lixo. Os pets também são bem-vindos para fazer companhia para os que já vivem no campus”, convida a coordenadora do projeto no ICA, professora Maria Fernanda Lousada.

Nesta terceira edição, serão oferecidas 11 atividades de lazer, arte e cultura, como pinturas e brincadeiras para crianças, jogos e práticas para jovens e adultos, ao som de muita música.

É a primeira edição do evento em Montes Claros após o advento da pandemia de covid-19. Neste ano, duas edições foram realizadas no campus Pampulha, em junho e setembro.

Oficinas

Yogaterapia: aula de yoga com pranayamas, asanas e relaxamento na natureza

O que os olhos não veem, o coração sente!: atividade de conscientização sobre a realidade de pessoas com deficiência visual

Pintura criativa com solos: os participantes vão aprender o conceito, interações e  a importância do solo, além de observar a produção de tinta para utilização em artesanato. Em seguida, poderão fazer pinturas com tema livre.

Curupiras: atividade lúdica de conscientização ambiental para crianças de até 10 anos. A ação é parte do projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Florestal.

Neutraliza: também realizada pelo PET Engenharia Florestal, a atividade tem o objetivo de promover a neutralização das emissões de carbono do Domingo no campus por meio de posterior plantio de mudas.

Compostagem doméstica e horta suspensa: os participantes vão aprender a produzir adubo por meio de uma composteira caseira e a fazer uma horta suspensa com garrafas PET.

Pintura facial para crianças: atividade lúdica proporcionada pelo uso das cores

Óleos essenciais: extraídos de plantas, têm propriedades relaxantes, revigorantes, antioxidantes, aromáticas e anti-inflamatórias. Os participantes vão passar por uma experiência sensorial e receberão noções sobre o bem-estar proporcionado por esses produtos.

Pintura corporal indígena: participantes vão recorrer a elementos naturais para reproduzir em seus corpos traços e marcas das identidades indígenas.

Um dia de escoteiro no ICA – atividades lúdicas para crianças com grupos de escoteiros

Os solos serão base para tintas de artesanato, na oficina Pinturas criativas com solos
Os solos serão base para tintas de artesanato, na oficina 'Pinturas criativas com solos'Foto: Vanessa Magalhães | UFMG