Ensino

Doutoranda da Fafich é selecionada em programa de mobilidade na França para estudantes indígenas

Adriana Carajá, da pós-graduação em Antropologia Social, passará um ano em duas universidades de Paris

Adriana Carajá:
Adriana Carajá: tese sobre manifestações religiosas na BahiaFoto: DRI/UFMG

Adriana Fernandes Carajá, de nome indígena Korã, doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós-graduação em Arqueologia e Antropologia, foi a única aluna da UFMG selecionada para intercâmbio na França pelo Programa de Mobilidade Guatá, parceria do governo francês com cinco instituições brasileiras. Ela foi aprovada com a tese Bate folhas: presença das caboclas e dos caboclos em manifestações religiosas do município de Jequié (BA). O programa é exclusivo para estudantes indígenas de pós-graduação.

A temporada na França – nas universidades Paris 8 e Paris Nanterre – terá início em 31 de agosto, e Adriana Carajá deverá retornar ao Brasil em julho de 2024. A estudante afirma que espera “adquirir conhecimentos, trocar saberes com pessoas de outras nacionalidades, aprimorar habilidades linguísticas, vivenciar novas experiências culturais, ampliar oportunidades profissionais e reforçar a luta pela visibilidade aos povos indígenas”. Adriana Carajá tem em sua trajetória experiências nas áreas da saúde e das ciências humanas.

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG promoveu curso intensivo de francês preparatório para exame de proficiência linguística para mobilidade internacional, ministrado pelo professor de francês Isac Rezende, supervisionado pelo professor Luciano Tocaia, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG). Os estudantes foram estimulados a falar de suas rotinas e de sua cultura para que se preparassem para expor, nas instituições francesas, sua cosmovisão e participar ativamente na construção plural de conhecimentos. Na próxima semana, Adriana passa a ter aulas na Aliança Francesa.

Programa de Mobilidade Bolsa Guatá (a palavra significa "caminhar", em tupi-guarani) visa fortalecer a dimensão internacional dos estabelecimentos de ensino superior e as pesquisas francesas, levando ao país estudantes estrangeiros de perfis diversos. A iniciativa é do governo francês, por meio da Embaixada da França no Brasil, em parceria com a UFMG, a Unicamp, a UnB, a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Estadual do Amazonas. As seleções contemplam mestrado e doutorado.

Com setor de comunicação da Diretoria de Relações Internacionais