E-book reúne experiências sobre cuidados com idosos em tempos de covid-19

Obra com participação de professoras da Escola de Enfermagem traz relatos de profissionais da Rede de Salud del Adulto Mayor no âmbito da atenção primária à saúde

'Drive thru' em Pelota (RS): cuidados com a vacinação é um do temas abordados no e-book
'Drive thru' em Pelotas (RS): cuidados com a vacinação de idosos foram abordados no artigo escrito pela professora Tércia Moreira, da Escola de EnfermagemGustavo Vara / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

Professoras da Escola de Enfermagem da UFMG acabam de lançar o e-book O cuidado ao idoso na atenção primária à saúde em tempos de covid-19. A obra reúne 22 capítulos elaborados pela comunidade de enfermeiros que constituem a Red de Salud del Adulto Mayor (Redesam/Brasil), em parceria com as 12 redes da América Latina, com o objetivo de estabelecer diretrizes para as equipes de enfermagem no cuidado ao idoso, no âmbito da atenção primária em situação de pandemia.

“Os capítulos foram escritos por enfermeiros com visões e experiências diversas, o que enriqueceu o trabalho e favoreceu o compartilhamento de conhecimentos na América Latina e entre países ibero-americanos”, afirma a professora Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, uma das organizadoras do e-book.

A apresentação reúne dados demográficos e epidemiológicos da população idosa e da covid-19, dos sistemas de saúde da América Latina e da prática de enfermagem destinada à terceira idade em tempos de pandemia. Em seguida, o foco da discussão migra para temas emergentes e prioritários do cuidado com o idoso na atenção primária à saúde frente à pandemia de covid-19, considerando que esse grupo integra a população mais vulnerável à infecção e às formas mais graves da doença.

Capa do livro, que reúne relatos de experiências diversificadas
Capa do livro, que reúne relatos de experiências diversificadas Reprodução

Condições crônicas, oncologia e vacinação
Três capítulos da obra têm como autoras as docentes da UFMG Sônia Maria Soares, Giovana Paula Rezende Simino e Tércia Moreira Ribeiro da Silva. Sônia Soares coassina o capítulo O cuidado do idoso com condições crônicas na atenção primária à saúde em tempos de covid-19. Seu objetivo foi contribuir com as discussões sobre a qualificação do profissional de enfermagem que cuida do idoso nessas condições.

O tema O idoso em tratamento oncológico em tempos de pandemia é abordado pela professora Giovana Simino, que apresenta em seu texto as condições prioritárias para o cuidado de pacientes oncológicos propostas por profissionais da enfermagem.

A professora Tércia Moreira é uma das autoras do capítulo sobre Vacinação do idoso durante a pandemia da covid-19. Sua intenção foi mostrar aos enfermeiros responsáveis pelos serviços de imunização dos países da América Latina e Portugal a importância da adoção de estratégias e preparação das estruturas para a oferta segura da vacina que previne a covid-19.

Rosânia Felipe | Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem