E-book reúne novas metodologias para a formação de enfermeiras no cuidado obstétrico e neonatal
Resultado da articulação entre mais 20 instituições brasileiras, incluindo a Escola de Enfermagem da UFMG, material está disponível em quatro idiomas

A enfermagem desempenha papel fundamental na promoção de novos modelos de atenção ao cuidado obstétrico e neonatal, como evidencia o livro Educação profissional em saúde: metodologia e experiências de formação–intervenção–avaliação. No contexto da Rede Cegonha, com apoio do Ministério da Saúde, foi lançada recentemente versão digital do material que sistematiza metodologias e experiências inovadoras destinadas à formação de enfermeiras. A obra foi organizada pela professora Kleyde Ventura de Souza e pelo médico Serafim Barbosa Santos Filho, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.
“A obra está estruturada em sete partes, que apresenta desde os referenciais teóricos e metodológicos até experiências concretas de formação, incluindo programas de residência, estratégias de avaliação e práticas desenvolvidas em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e serviços de todas as regiões do país”, explica a professora.

O e-book é resultado da articulação entre a Escola de Enfermagem da UFMG e outras 20 instituições públicas de ensino superior do Brasil, serviços de referência, além da colaboração de ex-bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), como a professora Kleyde Ventura, e de profissionais do Hospital Sofia Feldman.
O prefácio é assinado por Dário Pasche, enfermeiro sanitarista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e referência nacional na formulação de políticas públicas de humanização da saúde. Segundo Kleyde Ventura, a reflexão de Pasche reforça a densidade política e pedagógica da obra, conectando aos desafios históricos e contemporâneos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Contribuições
O livro reúne contribuições de docentes do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem, além de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da unidade e de outras IES.
Entre as docentes em exercício que contribuíram com o material estão Bruna Manzo, Elysângela Dittz, Eunice Martins, Fernanda Penido, Mariana Felisbino Mendes e Torcata Amorim. Também destacam-se as professoras aposentadas Anézia Madeira, Clara de Jesus Andrade, Laise Caetano, Lélia Madeira e Marta Amaral, grande incentivadora do projeto que deu origem ao livro e, posteriormente, ao e-book.
Érika Dittz e Ana Paula Vallerini, profissionais de referência na área, e estudantes de graduação e pós-graduação participaram ativamente dos processos formativos e das experiências relatadas, colaborando com a escrita e a sistematização dos conteúdos apresentados.
Qualificação em escala global
A versão digital está disponível em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol) por meio do Jica Brasil, o que reitera o compromisso da iniciativa com a qualificação da saúde materna e infantil em escala global.
Segundo Kleyde Ventura, o objetivo é que a parceria entre Escola de Enfermagem e o Hospital Sofia Feldman prospere cada vez mais e alcance a América Latina, o Caribe e a África, fortalecendo a cooperação Sul-Sul e consolidando o compromisso de internacionalização dos seus programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.