Notícias Externas

Edição 02/02/2012 Jornal UFMG

Política A: A Assembléia Legislativa de Minas Gerais teve sua primeira atividade formal em 2012 nesta quarta-feira com sessão solene depois do recesso parlamentar iniciado no último dia 21 de dezembro. Mas a primeira reunião ordinária de plenário só vai ser realizada nessa quinta-feira. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

POLITICA - ALMG - 02-02-2012.mp3

Política B: O ano legislativo 2012 no Congresso Nacional é aberto hoje em sessão solene no plenário da Câmara. É o momento dos três poderes apresentarem suas prioridades aos parlamentares. A mensagem do Judiciário vai ser trazida pelo presidente do TSE, ministro Ricardo Levandovski. Pelo Executivo, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman é quem deve ler, ás quatro da tarde, para os senadores e deputados federais, a mensagem oficial da presidenta Dilma Roussef que hoje está no Haiti. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

POLITICA - RETORNO DO CONGRESSO - 02-02-2012.mp3

Haiti dois anos depois:Na quarta reportagem da série “Haiti – dois anos depois”, você confere como a concentração de haitianos na região com menor Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil – o Norte do País, tem conseqüências negativas tanto para os imigrantes quanto para a população nortista. Ouça reportagem de Ana Cristina Rabelo.

HAITI DOIS ANOS DEPOIS - 02-02-2012.mp3

Educação A: Hoje é o dia em que 217 mil alunos iniciam o ano letivo de 2012 na rede municipal de educação. 247 instituições, entre escolas municipais de ensino fundamental e UMEIS, Unidades Municipais de Educação Infantil, dão a largada para mais um ano de ensino, aprendizagem e formação de jovens estudantes. Mas, a educação de instituições de Belo Horizonte ainda enfrenta desafios. Download file Juliana Amapá.

EDUCACAO - REDE MUNICIPAL DE EDUCACAO - 02-02-2012.mp3

Educação B: Volta às aulas das instituições de ensino de Minas Gerais vai ser na próxima segunda-feira, mas não são só os alunos que vão começar a aprender. 940 educadores, diretores e coordenadores de 11 escolas estaduais participam de cursos de capacitação na “Magistra: Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores”, inaugurada hoje em solenidade com a presença do governador Antônio Anastasia, a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazola e o reitor da UFMG, Clélio Campolina. Download file Jessika Viveiros.

EDUCACAO - REDE ESTADUAL - 02-02-2012.mp3

Saúde: Minas Gerais reduz números de notificação de casos de dengue em 2011, mas 30 municípios ainda apresentam situação crítica de infestação do Aedes Aegypite. Secretários Municipais de Saúde dessas cidades foram convocados pela Secretaria de Estado de Saúde para discutirem medidas de prevenção de possíveis epidemias de dengue. Mas a situação ainda está longe do ideal, 50% dos municípios mineiros não possuem número de agentes adequado para executar as ações de controle da dengue; 77% realizaram menos de 6 ciclos de visitas no ano passado e 90 por cento municípios não cumpriram o mínimo de 80% de visitas no ano de 2011. Ouça reportagem de Filipe Sartoreto.

SAUDE - DENGUE - 02-02-2012.mp3