Notícias Externas

Edição 24/07/2012 Jornal UFMG

Cobertura Eleições 2012: O número de mulheres que se candidataram a algum cargo nas eleições deste ano praticamente dobrou de 2008 para 2012. Esse aumento acompanha uma resolução baixada pela Justiça Eleitoral em dezembro de 2011, que obriga legendas a cumprirem uma cota mínima de 30 por centro para o sexo minoritário nas chapas. Para especialistas, no caso específico de Minas Gerais, o aumento da participação da mulher nas eleições municipal está ligada à influência de figuras femininas na política nacional, como a presidenta Dilma. Ouça reportagem de Vanessa Bugre.

COBERTURA ELEICOES MULHERES 24-07-2012.mp3

Ciência e Tecnologia: O destaque na programação de hoje da SBPC é a conferência “O programa espacial brasileiro para o desenvolvimento sustentável”. Para quem não sabe, a Agência Espacial Brasileira faz parte do Sistema Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais, órgão que existe desde 96, juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Ouça reportagem de Amélia Gomes.

SBPC - BASE ALCANTARA 24-07-2012.mp3

Atualidades: Toda terça-feira você confere aqui na UFMG Educativa a coluna que discute questões metropolitanas, que afetam diretamente o cotidiano do cidadão. Hoje, nosso colunista, pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, professor Roberto Montemor, avaliou se de fato projetos como esse podem resolver o problema do déficit habitacional da Região Metropolitana de BH. Ouça entrevista concedia à jornalista Paula Alkmin.

COLUNA MONTEMOR 24-07-2012.mp3

Brasil Olímpico - Conexão Londres 2012: A seleção brasileira de futebol masculino sofreu uma baixa na tarde de ontem. O goleiro titular Rafael Cabral, do Santos, sofreu uma lesão no cotovelo direito e não disputa a Olimpíada. O substituto direto do jogador é Neto, da Fiorentina. Com a contusão de Rafael, o goleiro Gabriel, ex Cruzeiro e atualmente no Milan da Itália, ocupa a vaga de reserva na seleção. Para completar o time de goleiros, o técnico Mano Menezes ainda chamou Renan Ribeiro, do Atlético Mineiro, que viaja ainda hoje. O Brasil estreia contra o Egito, na próxima quinta-feira, às três e quarenta e cinco da tarde. Ouça reportagem de Gabriela Costa, Terencio de Oliveira e Yolanda Assunção.

COBERTURA LONDRES 24-07-2012.mp3