Em carta, reitores indicam princípios estratégicos para a CRES +5

Nova edição da Conferência Regional de Educação Superior será realizada em março, em Brasília

Mesa do seminário preparatório para a Conferência da Educação Superior na América Latina e Caribe Foto: Flickr Andifes

A educação superior como bem público, direito humano universal e dever dos Estados, a defesa da autonomia universitária, a conciliação entre qualidade e inclusão e a atuação solidária e em rede estão entre os 15 princípios sugeridos como estratégicos para o documento final da Conferência regional de educação superior + 5 (CRES+5), que será realizada de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília.

Esses princípios foram indicados em carta assinada por reitores e reitoras da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), que participaram, no dia 22 de novembro, na capital federal, do seminário Andifes: CRES+5 e o futuro da educação superior na América Latina e Caribe, preparatório para a conferência regional. O evento foi coordenado pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que preside a Comissão de Relações Internacionais (Cria) da instituição.

“No encontro, fizemos uma comparação da situação atual com a CRES 2018 [realizada em Córdoba, na Argentina] e projetamos perspectivas. Esses valores indicados na carta são basilares, considerados imprescindíveis pelos reitores e reitoras para o futuro da educação superior, e esperamos que sejam adotados pela Unesco em contexto mundial”, afirma Sandra Goulart.

A reitora da UFMG ressalta que os países da América Latina e do Caribe, incluindo o Brasil, sempre tiveram uma “postura ativa e altiva”, e essa voz deve ser mantida e amplificada na próxima conferência. Sandra Goulart também chama a atenção para a oportunidade de aprofundamento da integração regional via universidades, uma vez que o atual governo brasileiro é sensível a essa pauta.

Legado de Córdoba
A CRES+5 é a quarta conferência regional sobre educação superior. A primeira ocorreu em Cuba, em 1996, a segunda, em Cartagena, Colômbia, em 2008, e a terceira em Córdoba, Argentina, em 2018.  A última marcou a celebração dos 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba, que inaugurou o debate sobre temas que hoje ainda estão no centro das prioridades de gestores universitários, como a autonomia, a educação inclusiva e a liberdade de cátedra e de expressão.

No início de junho, a UFMG sediou o seminário Universidade – Sociedade – Estado: Rumo à CRES+5: Desenvolvimento social, integração regional e o papel das universidades, também de caráter preparatório, promovido pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Além de gestores universitários, o evento reuniu três dirigentes dos ministérios da Educação da Argentina, do Brasil e do Chile: Oscar Alpa, secretário de Políticas Universitárias da Argentina, Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação brasileiro, e Victor Orellana, subsecretário de Educação Superior do Chile.

Neste vídeo publicado pelo canal da Andifes no YouTube, a reitora Sandra Goulart destaca a importância da próxima edição da conferência regional de educação superior.