Pesquisa e Inovação

Em nova edição, Boletim destaca proposta de reestruturação do ensino de graduação

Capa Boletim - No 1.938 - Ano 42 - 2 de maio de 2016
Capa Boletim - No 1.938 - Ano 42 - 2 de maio de 2016 UFMG

Proposta que prevê novas opções de acesso e percursos na graduação começa a ser discutida nesta semana pela comunidade acadêmica. Ela se baseia nas chamadas "estruturas formativas", por meio das quais os estudantes ingressariam na UFMG para cumprir os primeiros anos de formação e depois optariam por um dos cursos para receber uma formação mais especializada. A nova estrutura é abordada na principal reportagem da edição 1938 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. Confira a íntegra do número em sua versão digital.

Retrato de uma endemia
Coordenado por pesquisadores da UFMG, levantamento pretende demonstrar maior eficiência de novo método de diagnóstico da esquistossomose.

Novos caminhos para a formação
UFMG começa a discutir a reestruturação de seu ensino de graduação; proposta prevê novas formas de acesso e percursos.

Liberdade para mudar ou permanecer
Intermediárias entre a disciplina e o curso integral, estruturas formativas oferecerão ao estudante competências para moldar o seu perfil profissional.

Falam casas, ruas e praças
Em livro, pesquisadoras da Arquitetura oferecem panorama dos principais métodos de análise da formação e transformação da paisagem urbana.

Porto seguro de uma tradição
Praça de Serviços deverá receber cerca de 15 mil pessoas em mais uma edição da feira de artesanato do Vale do Jequitinhonha.

Acontece
Editais lançados pela UFMG fomentarão atividades nas áreas de assuntos estudantis e formação em extensão universitária.

Opinião
Ética, estética e epistemologia da paisagem
"É necessário romper com a passividade e a alienação ao apreciar a paisagem", defendem Ludimila de Miranda Rodrigues Silva e Vagner Luciano de Andrade, em artigo.