Institucional

Em nova edição, Boletim destaca vacina contra leishmaniose que pode impedir sacrifício de cães infectados

j

Estudo pioneiro desenvolvido no ICB pode resultar em uma vacina contra a leishmaniose visceral canina, capaz de bloquear a infecção no organismo do inseto transmissor do agente causador da doença, impedindo, assim, que ela chegue a outros hospedeiros. Com essa vacina, o cão imunizado deixaria de ser ameaça à saúde pública e não precisaria mais ser sacrificado.

A pesquisa, coordenada pelo professor Rodolfo Giunchetti, é o tema da matéria de capa da edição 1942 do Boletim UFMG, que circula nesta semana com o seguinte conteúdo:

Ansiedade a mil
Próximo Domingo no campus celebra Dia do Meio Ambiente; frequentadores de edições anteriores falam de suas expectativas.

No espelho
Tese sobre a representação do Parlamento na imprensa durante a Primeira República vence Grande Prêmio UFMG 2015 na área de Humanidades.

Para evitar a eutanásia
Vacina pode impedir que cães infectados transmitam leishmaniose visceral e sejam sacrificados.

Entrevista/Jørgen Bruhn
Todos os textos estão mesclados desde a criação

Acossados pelas baionetas
Pesquisa da História conta como as ditaduras militares perseguiram docentes na UFMG e em universidade chilena.

Acontece
Exposição que aborda a relação entre a UFMG e a cidade, desde os seus primórdios, é destaque da agenda universitária.

Escolas médicas

Em artigo, o professor emérito Edward Tonelli analisa o crescimento dos cursos de medicina no Brasil e a sua qualidade.