Em edição especial, revista de educação básica aborda ética e direitos humanos

Textos enfatizam importância da educação como promotora da democracia

Revista reúne publicações de professores da educação básica e de universidades
Experiências no campo dos direitos humanos desenvolvidas em sala de aula são retratadas na edição
Luiza Ananda /UFMG

A Revista Brasileira de Educação Básica, publicada pelo Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022 da Faculdade de Educação, acaba de lançar o número especial Educação e Democracia. O volume busca discutir experiências educacionais desenvolvidas por professores em relação a princípios éticos e respeito aos direitos humanos.

A edição contém oito artigos, duas resenhas de livros e entrevista realizada com professores de escola municipal de Ibirité. Os textos enfatizam a importância da educação como promotora de valores democráticos.

Otávio Henrique da Silva, doutorando em educação na UFMG e professor do ensino básico, discorre sobre como a educação é tratada nas legislações. O professor Juarez Melgaço Valadares, da Faculdade de Educação, escreve sobre a experiência da adoção do regime integral, sob uma perspectiva freireana, em uma escola de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O docente Ademilson Soares, da Faculdade de Educação, resenhou o livro Educação para a democracia: projetos inspiradores das professoras e professores do Brasil.