Pesquisa e Inovação

Em palestra nesta sexta, José Israel Vargas fala sobre invenção e inovação

Professor emérito da UFMG vai autografar biografia lançada em 2015

José Israel Vargas
José Israel Vargas é um dos mais prestigiados cientistas brasileirosArquivo Fiemg

O professor emérito José Israel Vargas ministra nesta sexta-feira, 6, às 14h, a palestra Ciência da invenção e da inovação: uma modelagem matemática simples. Aberta ao público, a atividade será no auditório 2 do Departamento de Química, no campus Pampulha.

Após a palestra, serão vendidos exemplares do livro biográfico Desafiando fronteiras – trajetória de vida do cientista José Israel Vargas, escrito por Lígia Maria Leite Pereira e publicado pela Editora UFMG em 2015.

O livro resume a extensa contribuição do professor para o desenvolvimento científico no Brasil e no mundo. Nas palavras de Lígia Leite Pereira, “conhecer sua história significa também revisitar episódios marcantes da proposta de construção de um projeto de desenvolvimento para o Brasil apoiado na ciência, tecnologia e inovação”.

Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-5720.

Trajetória
O professor, pesquisador, ministro e embaixador José Israel Vargas nasceu em 9 de janeiro de 1928 em Paracatu-MG. É Bacharel (1951) e Licenciado em Química (1952) pela UFMG. Obteve o título de Philosophy Doctor em Química Nuclear na Faculty of Physics and Chemistry, Universidade de Cambridge, Inglaterra (1957-1960).

Iniciou sua carreira docente em 1948 como professor de Física do curso vestibular da Faculdade de Filosofia da então UMG. Ocupou diversos cargos acadêmicos, como o de professor catedrático de Física do Colégio Municipal de Belo Horizonte (1955-1957) e catedrático de físico-química da Faculdade de Filosofia da UFMG (1964-1986). Desde 1990, é professor emérito do ICEx. É pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e acadêmico emérito da Academia Brasileira de Ciências.

Ao longo de sua carreira, exerceu inúmeros cargos de administração pública, entre os quais, o de secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, o de Tecnologia Industrial, do Ministério de Indústria e Comércio, e o de ministro de Ciência e Tecnologia nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.