Embaixador da República Tcheca visita UFMG em busca de cooperação

Fábio Alves, Jiří Havlík, Jaime Ramírez e Luiz Augusto Guadalupe
Fábio Alves, Jiří Havlík, Jaime Ramírez e Luiz Augusto Guadalupe Ewerton Martins Ribeiro / UFMG

Na manhã desta sexta-feira, 2, o reitor Jaime Ramírez se reuniu com o embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiří Havlík, para discutir possibilidades de intercâmbio acadêmico com instituições educacionais do país do Leste europeu.

Ramírez e Havlík começaram o encontro debatendo possibilidades de cooperação em áreas ditas “técnicas”, como medicina e engenharia – “claramente, uma boa ideia”, na opinião do diplomata –, para, em seguida, perceber um potencial da UFMG e das universidades da República Tcheca de estabelecer parcerias também nos campos da cultura e das artes.

“Falamos de várias áreas nas artes. O intercâmbio em arte sempre nos vai levar a uma inspiração. Da música, passamos à cultura em geral, falamos de teatro e cinema. O reitor me explicou quais escolas de arte existem aqui. Isso me inspirou a pensar nos parceiros potenciais que temos em nosso país”, explicou Havlík em bom português.

“Agora, por meio de nosso contato com o cônsul honorário em Minas Gerais, Luiz Augusto Guadalupe, vamos identificar aspectos práticos dessas ideias de parceria e colocar nossos professores em contato com os colegas da República Tcheca, para amadurecer essas possibilidades de interação”, afirmou Jaime Ramírez.

Guadalupe e Fábio Alves, diretor de Relações Internacionais, também participaram da reunião. O cônsul – mineiro formado em direito pela UFMG – lembrou que o novo embaixador do Brasil na República Tcheca, Márcio Cambraia, também nasceu no estado e estudou Direito na UFMG. “Ele assume agora em outubro e já afirmou que tem o maior interesse em estreitar relacionamento entre a República Tcheca e o estado de Minas”, salientou.

Até então, só existia uma formalização de interesses entre a UFMG e instituições de ensino da República Tcheca, com destaque para uma carta de intenções assinada com a Technical University of Ostrava. A expectativa das duas partes é de que novos convênios possam ser firmados a partir do encontro de hoje.