Internacional

Embaixador do Chipre visita UFMG e anuncia intenção de promover ‘diplomacia acadêmica’

No Brasil desde setembro de 2023, Vasilios Philippou foi recebido nesta segunda-feira pela reitora Sandra Goulart Almeida

.
Vasilios Philippou em conversa com a reitora Sandra Goulart e com a diretora adjunta de Relações Internacionais, Bárbara Malveira OrfanóFoto: Bruno Ihara | UFMG

O embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, está em visita oficial a Minas Gerais, onde se reunirá com autoridades do governo estadual, da Prefeitura de Belo Horizonte e com lideranças empresariais. Na manhã desta segunda-feira, dia 3, ele esteve na UFMG e foi recebido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pela diretora adjunta de Relações Internacionais, Bárbara Malveira Orfanó.

Philippou comanda a representação diplomática de seu país no Brasil há apenas nove meses e está aos poucos conhecendo o Brasil. Esta é a sua primeira visita a Minas Gerais. “Nossa intenção é promover a diplomacia diplomática, estreitar laços entre Belo Horizonte e cidades do Chipre e ampliar as relações econômicas e culturais entre os dois países”, afirmou o embaixador.

Para a reitora Sandra Goulart, a visita do diplomata cipriota é uma “indicação da prioridade que o seu país dá à educação superior e à cooperação entre os povos por meio das relações acadêmicas”. A UFMG assinou, em 2019, uma carta de intenções e um acordo de cooperação com a Universidade do Chipre, instalada na capital, Nicósia, onde estudam cerca de 7 mil alunos. “Nossa expectativa é ampliar esse relacionamento”, afirmou a reitora.

O Chipre é um país insular localizado ao leste do mar Mediterrâneo, ao largo das costas da Síria e da Turquia. É Estado-membro da União Europeia desde 2004. Sua população é estimada em R$ 1,25 milhão de habitantes.