Encontro de Extensão mobiliza quatro mil estudantes da UFMG

Trabalhos são avaliados para premiação no encerramento da 28ª Semana do Conhecimento

...
Pôsteres na Escola de Engenharia: 4 mil estudantes envolvidosAssessoria de Comunicação / Proex

A 22ª edição do Encontro de Extensão mobiliza desde segunda-feira, 7, cerca de 4 mil estudantes de todas as unidades acadêmicas, que apresentam 520 ações extensionistas em todos os campi da UFMG. A avaliação dos trabalhos, marcados pela interação dialógica e transformadora com a sociedade, está por conta de professores, membros dos Centros de Extensão (Cenex) e técnicos da Proex, que integram 71 comissões. O encontro é parte da 28º Semana do Conhecimento da UFMG.

Luiz Henrique:
Luiz Henrique: novas formas de vivenciar museusAssessoria de Comunicação / Proex

Um dos estudantes que apresentam seus trabalhos é Luiz Henrique Soares, do curso de Turismo, do Instituto de Geociências (IGC). Há um ano e meio ele atua no Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Ao falar do projeto Objetos mediadores no circuito de história natural, Luiz destacou a importância de “desmitificar a ideia de museu que as pessoas têm, para que se possam construir novas formas de o visitante vivenciar os espaços históricos”.

De acordo com a vice-coordenadora do Cenex do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professora Adlane Vilas-Boas, já no primeiro dia do encontro foram apresentados 20 projetos, apenas no ICB. Alguns deles pertencem à área da saúde, como Intervenção em saúde no Norte de Minas, que conta, desde 2016, com a participação da pós-graduanda em parasitologia Andressa Marlana. Neste ano, ela apresentou a experiência de atender às comunidades de duas escolas no Norte do estado. “Ciência é mais do que ficar numa bancada pesquisando. Com esse projeto pude conhecer o sujeito social e entender que, sem ele, não há desenvolvimento tecnológico", afirmou.

Extensão na Educação Básica
A Escola de Educação Básica e Profissional (Ebap) da UFMG também mobiliza discentes no 22º Encontro de Extensão. São apresentadas ações que beneficiam a sociedade e que contam com a colaboração ativa de estudantes do Centro Pedagógico (CT), de ensino fundamental, do Colégio Técnico (CT), profissionalizante, e de graduação. O CP recebeu 26 trabalhos. Para Rachel Aparecida Dias, do Cenex da unidade, “o encontro é a oportunidade de a UFMG mostrar às pessoas o que a educação básica faz, como faz e para quem faz”.

O estudante de Ciências Biológicas Euler Antônio Lobo orienta os alunos do nono ano do CP no desenvolvimento do projeto Fazendo arte com a anatomia de plantas do Cerrado. “O projeto faz uma aproximação entre a teoria e a prática. Ações como essa podem diminuir a evasão escolar”, comentou.

;;;
José Firmo: compromisso e empatia
Assessoria de Comunicação / Proex

Aluno do 2º ano do Ensino Médio em Análises Clínicas do Coltec, Matheus José Almeida Firmo destacou a importância de sua participação na Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa (Abet), iniciativa do Programa Comviver. “Estar em contato com as crianças em tratamento é desenvolver senso de responsabilidade e compromisso e, principalmente, o sentimento de empatia.”

O 22º Encontro de Extensão termina nesta quarta-feira, 9, com apresentações na Escola de Ciência da Informação (ECI), campus Pampulha, e no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus Montes Claros.

Os trabalhos mais bem avaliados serão premiados na segunda (14) e terça-feira (15), nas próprias unidades. Na quarta-feira (16), todos os selecionados serão expostos no CAD1, campus Pampulha, e avaliados para premiação que ocorrerá na sexta-feira (18), durante a cerimônia de encerramento da Semana do Conhecimento, no Auditório da Reitoria.

VisualizaUFMG
O CAD3, por sua vez, será palco do VisualizaUFMG 2019. A partir da próxima segunda (14), serão exibidos ao público, na entrada do prédio, pequenos vídeos sobre projetos de ensino, pesquisa e extensão produzidos pelos estudantes. As produções mais bem avaliadas serão também premiadas durante o encerramento da Semana do Conhecimento, no dia 18.

O VisualizaUFMG é organizado pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), e pela Pró-reitoria de Pesquisa. Os vídeos estarão disponíveis no canal da Proex no YouTube

Joice Lopes / Assessoria de Comunicação da Proex