Enem

Enem deixa de ser usado como forma de avaliar o Ensino Médio

A partir de agora, alunos deverão fazer o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos​

x
Especialistas divergem sobre a mudança
Wilson Dias | ABr

A partir desta edição, o Enem deixa de ser válido como forma de obter a certificação de conclusão do Ensino Médio. No lugar do Exame Nacional, os alunos com no mínimo 18 anos que não passaram pela educação básica regular e pretendem obter a certificação deverão realizar o Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Para 2017, o Encceja teve mais de 1,5 milhão de inscrições - 1,2 milhão desejam utilizar o exame para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio e os demais querem obter certificação para o Ensino Fundamental. A justificativa do Ministério da Educação para a mudança é que o Enem seria muito abrangente para quem apenas deseja ter o diploma do ensino médio e não visa o ingresso no ensino superior.

Especialistas divergem sobre a mudança. Mas concordam sobre a necessidade de se investir na educação básica de jovens e adultos para que eles estejam aptos a prestar tanto o Encceja - caso desejem obter a certificação de conclusão do ensino médio - quanto o Enem - como forma de ingresso no ensino superior.

ouca-a-conversa-com-samuel-sousa-03-11-2017.mp3