Ensino

Engenharia oferta cursos gratuitos de eletricista, soldador, mestre de obra e desenhista/cadista

Formações têm duração de menos de um ano; interessados precisam ter o ensino fundamental

Inscrições abertas!
Inscrições poderão ser feitas até 21 de dezembroImagem: Divulgação | Cipmoi

Estão abertas as inscrições para os Cursos Intensivos de Preparação de Mão de Obra Industrial (Cipmoi) da Escola de Engenharia da UFMG, que são oferecidos gratuitamente – sem taxa de matrícula nem mensalidades – e priorizam pessoas com alguma experiência profissional ou mesmo que atuam na área de alguma das formações oferecidas.

Quatro cursos serão oferecidos em 2023: eletricista instalador predial de baixa tensão (30 vagas), tecnologia da soldagem (20 vagas), mestre de obras (30 vagas) e desenhista/cadista para construção civil (20 vagas). Além das disciplinas específicas, todos têm disciplinas gerais, que abordam conteúdos de nível fundamental nos campos da comunicação, da informática e da matemática.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15, na Escola de Engenharia, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e vão de março a novembro.

Processo seletivo
As inscrições no processo seletivo podem ser feitas até 21 de dezembro, de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 14h, por pessoas com 18 anos ou mais. Para o curso de desenhista/cadista, é preciso ter o ensino fundamental II completo. Para os demais cursos, é exigido apenas o ensino fundamental I.

As inscrições no processo seletivo serão realizadas presencialmente na Escola de Engenharia (campus Pampulha, na Avenida Antônio Carlos, 6.627, bairro Pampulha, em Belo Horizonte). As inscrições serão feitas no Bloco 03, sala 2031.

O processo seletivo consistirá de prova (para verificar se o candidato tem os conhecimentos básicos necessários para acompanhar as aulas do curso) na manhã do dia 22 de janeiro e de uma entrevista que ocorrerá entre 30 de janeiro e 17 de fevereiro (o dia exato da entrevista de cada candidato será marcado após o resultado das provas). O resultado do processo será divulgado no dia 5 de março.

O edital para os cursos de aperfeiçoamento profissional ofertados pelo Cipmoi para o ano de 2023, assim como as demais informações relacionadas, estão no site do projeto. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 3409-1733 e pelo e-mail selecaocipmoi@gmail.com.