Ensino

Escola de Engenharia sedia workshop sobre implementação de políticas climáticas e florestais no Brasil

Desmatamento deve ser combatido para redução da emissão de gases de efeito estufa Jornalismo

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a Escola de Engenharia vai sediar workshop com o tema Desafios da implementação das políticas climáticas e florestais no Brasil: em busca de uma visão transdisciplinar. O evento promoverá discussão acerca da mitigação de mudanças climáticas no Brasil, enfatizando o papel do Código Florestal no combate ao desmatamento.

A temática do workshop está relacionada aos compromissos selados pelo Brasil visando à redução das emissões de gases de efeito estufa. Apesar de já ter diminuído suas emissões, ao contrário da maioria dos países em desenvolvimento, o Brasil ainda precisa aperfeiçoar suas ações para atingir as metas estabelecidas em acordos e conferências internacionais sobre o clima.

Além de palestras de Pierre-Benoît Joly, do INRA-França, e Christian du Tertre, da Université Paris-Diderot, o workshop terá quatro painéis temáticos, em que estudiosos de diferentes áreas abordarão água, energia, resíduos e agropecuária. A programação inclui ainda apresentação de trabalhos avalizados pela comissão científica do evento.

O workshop servirá, ainda, de plataforma para a consolidação de uma rede de pesquisa sobre o Código Florestal, que vai apoiar as ações do Observatório do Código Florestal, criado em 2013 por instituições da sociedade civil.

O encontro é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, sociedade civil organizada e comunidade externa. As atividades serão realizadas nas salas de seminário 1014, no dia 21, e 1010, nos dias 22 e 23. A programação está disponível on-line.

O evento tem apoio da Fapemig, Pró-reitoria de Extensão, Ieat/UFMG, Embaixada da França no Brasil, Norad, Ipam e OCF.