Pesquisa e Inovação

Hilda Hilst, que faria 90 anos de vida em 2020, é tema de dissertação defendida na UFMG

Autora é conhecida como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século 20

Hilda Hilst, aos seus 29 anos.
Hilda Hilst, aos seus 29 anos. Foto: Fernando Lemos

Hilda Hilst nasceu no dia 21 de abril de 1930, na cidade do Jaú, em São Paulo, e completaria 90 anos de vida em 2020. Conhecida como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século 20, a autora foi vencedora de grandes prêmios literários do país, e é conhecida por tratar, em suas obras, de uma série assuntos que estavam à frente de seu tempo.

Ao longo dos 50 anos em que se dedicou à literatura, Hilda Hilst transitou entre a ficção, as crônicas, a poesia e a dramaturgia, abordando temas como o misticismo, a insanidade, o erotismo e a liberdade sexual feminina. Alguns dos seus livros mais conhecidos são A Obscena Senhora D, Cartas de um Sedutor e Presságio. Hilda Hilst morreu em 4 de fevereiro de 2004, aos 73 anos, vítima de uma falência múltipla dos órgãos e sistemas.

Para celebrar os 90 anos de nascimento de Hilda Hilst e destacar o seu trabalho, o programa Universo Literário conversou, nesta quarta-feira, 21, com a escritora  e mestra em literatura brasileira pela UFMG Bruna Kalil Othero. Ela é a autora da dissertação Além do ponto G, o ponto H: a pornocracia como projeto literário de Hilda Hilst.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael