Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento discute presença da mulher na música e refaz 'viagem dos hominídeos'

Oficinas serão ministradas na sexta e no sábado

A cantora baiana Gal Costa é uma das vozes mais expressivas da MPB
A cantora baiana Gal Costa é uma das vozes mais expressivas da MPB Silvio Tanaka / Creative Commons

O Espaço do Conhecimento UFMG promoverá duas oficinas gratuitas, na sexta e no sábado (8 e 9), respectivamente: uma sobre as mulheres que mudaram a história da música e outra sobre as teorias evolutivas humanas. As duas atividades terão início às 15h, e para participar é necessário retirar senha na recepção do museu. 

O objetivo da oficina Elas: mulheres que cantam história é destacar mulheres que mudaram a história da música popular na América Latina. A atividade, com classificação etária livre e duração de cerca de uma hora, será realizada no âmbito da exposição Canção amiga – Clube da esquina. Os participantes vão conhecer ou relembrar as trajetórias de artistas como Mercedes Sosa, Violeta Parra, Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Gosta, Rita Lee e Elza Soares, que marcaram o cenário musical das décadas de 1960 e 70 e influenciaram fortemente os jovens mineiros.

Na extensão da exposição Da janela lateral, os visitantes serão apresentados aos desafios das mulheres em um período marcado pela censura política e moral, que impedia a manifestação livre do corpo.

ddd
Mostra resgata história do povoamento das Américas
Divulgação / Espaço do Conhecimento

A história antes da história
O Espaço do Conhecimento vai promover uma viagem pela história da migração dos hominídeos, suas ferramentas e o povoamento das Américas. A oficina A história antes da história: do 'Australopithecus' ao 'Homo sapiens' mostrará as teorias relacionadas à evolução dos seres humanos e características de seus antepassados. A atividade é para maiores de seis anos.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Outras informações podem ser obtidas no site do Espaço ou pelo telefone (31) 3409-8350.

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)