Pesquisa e Inovação

Espaço do Conhecimento UFMG sedia lançamento de livro sobre política e poder legislativo

Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, cujo modelo parlamentar é considerado inovador no país Ricardo Barbosa / ALMG

Análises críticas sobre o funcionamento do Poder Legislativo, em textos de 27 pesquisadores, compõem o livro Política e Desenvolvimento Institucional no Legislativo de Minas Gerais, que será lançado neste sábado, 3, as 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Organizada pelos professores Manoel Santos, da UFMG, e Fátima Anastasia, da PUC Minas e UFMG, a obra reúne artigos que avaliam a história recente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do sistema partidário no estado, comparando o modelo parlamentar mineiro, reconhecido como inovador, com as demais assembleias legislativas do Brasil.

Também são abordados aspectos relacionados à representação de gênero, à apropriação da Internet pelos parlamentares, a processos legislativos e aos impactos dos eventos legislativos sobre a imagem pública da Assembleia.

Os professores e coautores Otávio Dulci, da PUC Minas, Paulo Magalhães, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Ernani Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também participarão do encontro.

Organizadores

Manoel Santos é doutor em Ciência Política pela UFPE e pela Universidade de Salamanca (Espanha), professor do Departamento de Ciência Política da UFMG e vice-diretor do Centro de Estudos Legislativos.

Fátima Anastasia é doutora em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da PUC Minas e também atua como docente voluntária na Fafich.

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG