Extensão

Espaço do Conhecimento tem programação especial de Natal

Atividades serão realizadas de 11 a 22 de dezembro, com entrada gratuita

Planetário exibirá sessões unindo poesia e estrelas
Planetário terá sessões com poesiaLucas Braga/UFMG

De 11 a 22 de dezembro, o Espaço do Conhecimento UFMG vai funcionar em horário diferenciado, das 14h às 21h, com programação relacionada à musicalidade de Minas Gerais. Até mesmo o Planetário vai se transformar em uma “caixinha de música”. A programação especial inclui ateliê de cartões natalinos, oficina de poesia, roda de conversa, contação de histórias e exibição de documentário. Todas as atividades  são gratuitas, mediante retirada de senhas na recepção do museu. Para as sessões do Planetário será cobrada taxa de R$ 6 (inteira). 

No Ateliê de cartões, as mensagens serão inspiradas nas letras das músicas que embalam os espetáculos Romeu e Julieta e A rua da amargura, do Grupo Galpão. A instalação ficará aberta ao público durante toda a programação especial de final de ano, no horário de funcionamento do museu. No dia 18 de dezembro, às 16h, e nos dias 19 e 20, às 19h, a artista visual Luiza Nobel estará no ateliê para a oficina Terraço de poesia.

As mesmas canções embalam a atividade Minas nas estrelas. No Planetário, os visitantes descobrirão um mundo em que poemas e música constroem cenários de estrelas e outros objetos astronômicos. A atividade será nos dias 11 e 14 de dezembro, às 19h, e nos dias 19 e 22, às 16h.

A atividade Do vinil à nuvem fará um paralelo entre passado e presente da relação das pessoas com o céu e a música, e a contação de histórias revelará uma seleção especial de discos de vinil. A ação será no dia 12 de dezembro, às 16h30, e nos dias 18 e 21, às 19h.

Na Roda de conversa: música e contexto (dias 12 e 16, às 19h, e dia 14, às 16h30), serão revisitadas as composições do movimento mineiro Clube da Esquina. Mediadores do museu e visitantes vão abordar sobre como as letras tratavam do cenário político.  

A contação de histórias O som das florestas vai revelar ao público a diversidade da cultura indígena de Minas Gerais, por meio de canções e instrumentos dos mais variados tipos. A atividade será no dia 13 de dezembro, às 19h, e nos dias 16 e 21, às 16h30.

Ciência do som
O que são as ondas sonoras? É possível ver o som? Ele viaja pelo espaço? Essas questões serão respondidas na atividade A ciência do som, com experimentos inusitados e curiosidades. A oficina será nos dias 13 e 20 de dezembro, às 16h, e no dia 15, às 19h.

As brincadeiras populares, construídas com a ajuda de sons, cantigas e canções, serão exibidas no documentário Terreiros do brincar, de David Reeks e Renata Meirelles, no dia 22 de dezembro, às 19h. Logo após a sessão, o público poderá conversar com os diretores.

Outras informações estão disponíveis no site do Espaço do Conhecimento UFMG

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG