Estação Ecológica da UFMG comemora centenário do Eclipse de Sobral

Atividades são destinadas a estudantes de escolas municipais; fenômeno comprovou Teoria da Relatividade, de Alberto Einstein

Imagem do eclipse de 29 de maio de 1919
Imagem do eclipse de 29 de maio de 1919 Pixabay

Nesta quarta, dia 29, os 100 anos do Eclipse de Sobral serão celebrados em todo o mundo. A data não passará em branco na UFMG, e a Estação Ecológica programou para o próprio dia 29 e para os dias 30 e 31, a partir das 15h, sessões no planetário, oficinas e laboratórios de biologia, física, matemática e química, palestras e observações astronômicas. O evento foi planejado receber estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com as inscrições encerradas devido ao esgotamento da capacidade na Estação, o evento receberá, diariamente, cerca de 600 alunos de 12 escolas.

O professor Renato Las Casas, do Departamento de Física, abre o evento com a palestra O eclipse de Sobral e a comprovação da Teoria da Relatividade. No segundo dia, Os 150 anos da Tabela Periódica serão abordados pelo professor Carlos Alberto Filgueiras, do Departamento de Química. Na sexta, o professor do Departamento de Física Carlos Heitor D´Ávila Fonseca ministra palestra  A Teoria da Relatividade. As Sessões de Planetário ocorrerão das 15h às 18h, e as observações astronômicas, das 19h às 21h. Uma manifestação em defesa das universidades públicas encerra as atividades na sexta-feira, 31.

O evento é resultado de parceria entre os grupos de Astronomia, Ensino de Matemática e o 1000 Futuros Cientistas Comemorando os 150 anos da Tabela Periódica, todos do ICEx, o Caminhão Ponto UFMG, Faculdade de Educação, Estação Ecológica e Secretaria de Educação de Belo Horizonte.

Einstein estava certo
Com base em observações realizadas na cidade cearense de Sobral, durante a totalidade de um eclipse solar, foi possível, pela primeira vez, comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. O postulado previa que grandes massas deveriam distorcer o espaço ao seu redor, e, devido a essa distorção, um feixe de luz, ao passar perto de uma grande massa, deveria ser desviado por uma quantidade maior do que previa a chamada Teoria Clássica de Isaac Newton, que até então era inquestionável.

O eclipse de 29 de maio de 1919 ofereceria as condições ideais para essa verificação. Durante o fenômeno, as pessoas viam o Sol ficar bem próximo de estrelas relativamente brilhantes. Duas expedições foram organizadas pela Royal Astronomical Society para a observação do eclipse, mas apenas uma delas, a que veio para Sobral, teve sucesso. Com base nas análises dessas imagens, a Royal Astronomical Society anunciou, no fim de 1919, que os resultados obtidos confirmavam a Teoria da Relatividade de Einstein.