Pesquisa e Inovação

Estão abertas as inscrições para o 5º Simpósio de Engenharia de Alimentos

Bienal, o evento será realizado em agosto deste ano, com atividades no campus Montes Claros

Inscrições abertas para o 5º Simpósio de Engenharia de Alimentos
Simpósio de Engenharia de Alimentos terá como tema 'Biomas brasileiros: industrialização e consumo alimentar' Foto: Acervo Simeali

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Simpósio de Engenharia de Alimentos (Simeali), que será realizado de 16 a 18 de agosto no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, que fica no campus Montes Claros. Criado há oito anos, o Simeali é um evento bienal, organizado pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFMG.

O público-alvo são pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, Nutrição, Ciências Agrárias e de áreas afins. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, no site do simpósio.

O tema da edição deste ano é Biomas brasileiros: industrialização e consumo alimentar, e o enfoque será no aproveitamento, na produção e no consumo de alimentos sustentáveis. Serão ministrados palestras e minicursos. A inscrição dá direito a assistir a todas as palestras, a submeter dois trabalhos e a participar de até dois minicursos.

Os valores variam de acordo com os lotes e os níveis de titulação dos participantes: para o primeiro lote, até 17 de abril, os preços são R$ 140 para alunos de curso técnico, R$ 180 para alunos de graduação, R$ 210 para alunos de pós-graduação e R$ 290 para profissionais e pós-doutorandos.

Mostra de novos produtos
Também integra o Simeali a 3ª Mostra de Novos Produtos, que será realizada no primeiro dia de simpósio, 16 de agosto. O objetivo do evento é despertar, nos participantes, a “capacidade de desenvolver inovações e melhorias de produtos alimentícios”, como se explica em seu site.

As inscrições para a mostra custam R$ 60 e podem ser feitas até dia 30 de junho. A inscrição no simpósio não é um pré-requisito para se inscrever na mostra; ao mesmo tempo, a inscrição apenas na mostra não dá direito à participação nas atividades do simpósio.

Os trabalhos da mostra serão publicados nos anais do evento. Normas para submissão e outras informações estão no site.

Ana Cláudia Mendes