Pesquisa e Inovação

Estudo da Ciência da Computação da UFMG busca voluntários para avaliar games na nuvem

Pesquisa se concentra nas plataformas Xcloud e GeForce Now

Qualidade da experiência dos jogadores é o foco do doutorando Daniel Henriques Cézar Miranda
Qualidade da experiência dos jogadores é o foco do doutorando Daniel Henriques Cézar Miranda Pexels

Do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG, uma pesquisa pretende avaliar a experiência de jogadores que interagem com os games pela nuvem. Voltando no tempo, as locadoras de vídeo foram marcantes nos anos 90 e 2000. Além de poder pegar um filme para ver em casa, os frequentadores também podiam jogar video-game no local. Anos depois, os serviços de streaming disponibilizam seu catálogo de filmes e séries para o consumidor em casa, levando ao fim das locadoras. 

Em relação aos games, existe também um serviço equivalente. Os usuários pagam uma assinatura para jogar pela nuvem, em dispositivos simples. O jogo é executado em um servidor remoto e a imagem é transmitida para o dispositivo do jogador, que pode ser um computador, um celular ou tablet, por exemplo. Para contribuir com o desenvolvimento desses serviços, a pesquisa do doutorando em Ciência da Computação da UFMG  Daniel Henriques Cézar Miranda está buscando voluntários.

O estudo busca  analisar a qualidade da experiência dos jogadores em plataformas como Xcloud e GeForce Now para propor melhorias no serviço e possibilitar que os usuários joguem sem custos extras. O programa Expresso 104,5 desta segunda-feira, 13, recebeu o autor do estudo para entender melhor o projeto, o mundo dos games na nuvem e como ele enveredou por essa área.

Ouça a conversa com o jornalista Breno Rodrigues e a produtora Laura Portugal: 

Os interessados na pesquisa podem acessar o formulário de inscrição, na página do DCC, e agendar data e horário para participação. No momento do jogo, é necessário seguir o roteiro da tela e todo o experimento será acompanhado pelo doutorando. O procedimento é automatizado, podendo o voluntário jogar várias partidas de três minutos cada. Os jogos disponíveis são o Half-Life 2, Spelunky e F.E.A.R.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória e Breno Rodrigues
Publicação: Alessandra Dantas