Pesquisa e Inovação

Estudo investiga a interação da luz com a matéria

Pesquisa de doutorado realizada na pós-graduação em Física e premiada pela Capes é tema de novo episódio do 'Aqui tem ciência', da Rádio UFMG Educativa

x
Um feixe de laser é direcionado à parte superior de um microscópio ótico, onde uma objetiva focaliza tal feixe na amostra a ser estudadaAcervo pessoal

O episódio 106 do Aqui tem ciência, programa da Rádio UFMG Educativa, entrevista um cientista que investigou a interação da luz com a matéria. Na edição 2021 do Prêmio Capes de Tese, a pesquisa de doutorado foi eleita a melhor tese do Brasil na área de Física. Autor do estudo, Filomeno Soares de Aguiar Júnior esclarece que seu objetivo foi se aprofundar em um processo conhecido como “espalhamento Raman”. Nesse fenômeno, a luz, ao chegar a certo material, é espalhada de acordo com as vibrações dos átomos que integram o material.

O principal objetivo de Filomeno foi analisar o “espalhamento Raman correlacionado”, que, a princípio, ocorre apenas em materiais transparentes, como a água e o diamante. No Aqui tem ciência, o cientista explica esse modo particular de espalhamento da luz e os testes de laboratório realizados durante a pesquisa, que utilizou um microscópio ótico e um espectrômetro, entre outros equipamentos. 

O físico também conta os resultados do estudo, que constatou uma semelhança entre esse fenômeno ótico e a maneira como elétrons se comportam em materiais supercondutores, aqueles nos quais a corrente elétrica não enfrenta nenhuma resistência. Segundo o pesquisador, existe a possibilidade de que o trabalho contribua para o desenvolvimento de novas tecnologias.


Raio-x da pesquisa

Tese: Correlações quânticas no espalhamento Raman Stokes e anti-Stokes: o equivalente fotônico dos pares de Cooper

O que é: pesquisa de doutorado em que se investigou processo denominado “espalhamento Raman correlacionado”, no qual elementos da luz, os fótons, formam certos pares quando atravessam materiais transparentes. O estudo observou uma semelhança entre a formação desses pares e o fenômeno dos “pares de Cooper”, descrito pela teoria da supercondutividade.

Pesquisador: Filomeno Soares de Aguiar Júnior

Programa de Pós-Graduação: Física

Orientador: Ado Jorio de Vasconcelos

Coorientador: Carlos Henrique Monken

Ano da defesa: 2020

Financiamento: Capes, CNPq, Finep e Fapemig

Em sua pesquisa, Filomeno Soares Aguiar Júnior chegou a uma explicação para o modo como funciona o espalhamento Raman correlacionado
Filomeno explica como funciona o espalhamento Raman correlacionado Acervo pessoal

O episódio 106 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.