Evento debate relação entre escrita ofídica e literatura indígena
Escrita ofídica é aquela que incorpora elementos da cultura indígena
Ofídio é o termo usado para se referir a cobras e serpentes, mas pode ser também um tipo de escrita. A escrita ofídica é aquela que incorpora elementos da cultura indígena. No evento Ofídias – Uma mirada selvagem na literatura brasileira, que ocorre em Belo Horizonte, o tema é a relação entre a literatura indígena e a escrita ofídica. A ideia do evento – que será realizado na sede da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes) – é promover discussão acerca da literatura indígena.
O evento conta com palestras na quarta-feira e na quinta-feira, 29 e 30 de novembro, e com oficinas no fim de semana. Na edição do Programa Universo Literário desta quarta, 29, o professor Mário Geraldo da Fonseca (Uemg) falou sobre o evento, no qual ele irá abordar, em palestra e oficina, os novos paradigmas de leitura do cânone indigenista brasileiro. Fonseca é autor da tese de doutorado A Cobra e os Poetas: uma mirada selvagem na literatura brasileira, que deu origem ao evento.
O encontro Ofídias – Uma mirada selvagem na literatura brasileira terá palestras e oficinas. A programação e outras informações podem ser consultas no site da Academia Mineira de Letras.