Eventos da extensão vão movimentar as comunidades interna e externa em 2024

Várias ações já estão com datas definidas no calendário da UFMG

Encontro para lazer e cultura, no campus Pampulha, em 2019
Domingo no campus, em 2019 Foto: Foca Lisboa | UFMG

Por meio dos eventos da extensão universitária, professores, estudantes, coordenadores e servidores técnico-administrativos interagem com diversos setores da sociedade, estreitam a relação com a população e divulgam a missão essencial da UFMG. Para o ano de 2024, estão programados diversos eventos que terão participação das comunidades interna e externa e farão parte dos preparativos para as celebrações dos 100 anos da Universidade, em 2027.

Antes mesmo do início efetivo do primeiro semestre letivo, de 5 a 9 de fevereiro, a Universidade vai sediar a quarta edição da Escola de verão – Educação em direitos humanos. Promovida pela Cátedra de Direitos Humanos AUGM, a atividade vai mobilizar pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países.

O Domingo no campus, iniciativa que abre as portas da UFMG para atividades de lazer e culturatem suas datas definidas. O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) receberá a primeira edição de 2024 devido às temperaturas mais amenas do norte de Minas Gerais no primeiro semestre. O campus de Montes Claros sediará o evento no dia 5 de maio. O campus Pampulha, em Belo Horizonte, terá duas edições neste ano: 9 de junho e 8 de setembro.

Mês tradicionalmente movimentado para a comunidade extensionista, maio terá a 23ª Jornada de extensão, de 6 a 8. De 13 a 17 de maio, será realizada a 12ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. No dia 6 de julho, a UFMG vai comemorar o Dia Nacional da Ciência.

UFMG Jovem
No segundo semestre, haverá também muitas ações especiais, como a 25ª edição da UFMG jovem, marcada para 19 e 20 de setembro. Em outubro (nos dias 7 e 8 e de 21 a 25), ocorrerá o 27º Encontro de extensão, um dos eventos principais da Semana do Conhecimento. No mesmo mês, a Universidade vai integrar a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com atividades dirigidas à educação básica de Minas Gerais.

No dia 6 de dezembro, a Universidade organizará a 5ª Jornada de Direitos Humanos, com o objetivo de fortalecer o trabalho em rede com coletivos e movimentos sociais em prol da agenda pelos direitos humanos.

Outras informações serão divulgadas no site da Pró-reitoria de Extensão e em suas redes sociais (@extensaoufmg).

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão