Arte e Cultura

Ex-alunas da UFMG criam podcast com histórias da Fafich nos anos 1980

Amigas sociólogas resgatam histórias de resistência, efervescência cultural e curiosidades no podcast "Fafich em Revista"

Convite de formatura dos cursos de Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia e História do 1o semestre de 1987 que estampa as pichações das paredes da Fafich que seriam tombadas, junto com o prédio, em 2014.
Convite de formatura dos cursos de Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia e História do 1o semestre de 1987 que estampa as pichações das paredes da Fafich que seriam tombadas, junto com o prédio, em 2014. Divulgação - @fafichrevista80

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG - Fafich, com o nome de 'Faculdade'. Ela recebeu o nome atual na década de 1960, época em que passou a ocupar o prédio da rua Carangola e se tornou um dos marcos da resistência ao regime militar em Belo Horizonte. Os anos 80 foram os últimos da unidade no endereço da região Centro Sul da capital e também o período em que a faculdade viveu o fim da ditadura e a redemocratização. Com a proposta de reunir as histórias e memórias daqueles que participaram da trajetória da Fafich na década de 1980, foi lançado o podcast "Fafich em Revista". O programa é uma iniciativa da professora de sociologia da Fumec, Maria Cristina Leite Peixoto, e da analista de políticas públicas Rosane Catarina de Castro, ambas ex-alunas da Fafich. O projeto conta com a participação de vozes plurais de figuras que testemunharam experiências marcantes do prédio, como a luta pela moradia estudantil, a invasão da Fafich pela Polícia Federal e os diversos espaços de convivência da unidade acadêmica. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis na plataforma Spotify. Mais informações no @fafichrevista80

O programa Expresso 104,5 conversou com a socióloga, analista de políticas públicas e uma das criadoras do podcast "Fafich em Revista", Rosane Castro.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória