Exposição explora influências da arquitetura italiana em prédios e construções de Belo Horizonte
Realizado pelo CCBB BH, a exposição Minas|Itália: Construção da Modernidade, fica em cartaz até o fim de janeiro de 2021
![Foto: Daniel Moreira/ Mineralimage A Estação Central é um dos marcos de Belo Horizonte com influências da arquitetura italiana](https://ufmg.br/thumbor/5k0FRAjDcdHJBevZzpaQLQvcfP8=/0x0:960x448/960x448/https://ufmg.br/storage/d/2/d/5/d2d57e0d25d384190d38b77e97e6e492_16076252930044_644435177.jpg)
Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais recebeu imigrantes italianos entre o final do século XIX e o início do século XX. Essa alta taxa de imigração deixou influências em diferentes aspectos no estado e também em sua capital, Belo Horizonte.
Uma dessas marcas pode ser vista na arquitetura de BH, repleta de construções e edificações que mantém, até hoje, influências da arquitetura italiana. A fim de resgatar e valorizar a memória histórica da imigração italiana presente em diversas construções arquitetônicas na capital mineira, o Consulado da Itália em Belo Horizonte realiza a exposição Minas|Itália: Construção da Modernidade, que estará em cartaz até o fim de janeiro do ano de 2021, no CCBB, na Praça da Liberdade.
Composta de 20 fotografias, em grandes formatos, e que apresentam detalhes arquitetônicos de construções e prédios que retratam a influência italiana na arquitetura da capital mineira, a exposição tem curadoria de Augusto Nunes-Filho e Leonardo Castriota. A visitação deverá ser agendada e funcionará de acordo com os protocolos de segurança adotados pelo CCBB em função da pandemia.
Para saber mais dessas influências da arquitetura italiana aqui em BH, o programa Noite Ilustrada recebeu em entrevista o arquiteto e professor da Escola de Arquitetura da UFMG Leonardo Castriota, um dos curadores da exposição.
Produção: Hugo Rafael
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória