​Exposição na Faculdade de Letras aborda a construção do livro de artista

Iniciativa do Gabinete do Livro, mostra revela possibilidades de experimentação; montagem fica até 30 de maio

Livros de artista:
Livros de artista: etapas mostradas de forma literal ou metafóricaFellipe Carneiro / Fale

O projeto Gabinete do Livro montou a exposição A construção do livro [de artista], dedicada a revelar possibilidades de experimentação com o livro tradicional. A mostra, que tem curadoria de Ana Utsch, professora da Escola de Belas Artes (EBA), e do designer Flávio Vignoli, está no Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, no campus Pampulha, até 30 de maio. O acesso é gratuito e aberto ao público.

As obras expostas são da Coleção Livro de Artista, da EBA, e a organização foi baseada na obra A construção do livro, de Emanoel Araújo. Cada criação ilustra um capítulo do livro, publicado em 1986, referência para profissionais da área editorial. Segundo os organizadores, a exposição apresenta, “de forma literal ou metafórica, as etapas da produção de um livro, desde a preparação de originais e a normalização geral do texto até o acabamento e a impressão”.

Mais de 20 escritores são contemplados na mostra, entre eles Robert Filliou, Stéphane Mercier, Kenneth Goldsmith, Michalis Pichler e Joseph Ernest. Os temas abordados vão desde a tradução, as edições críticas, a intertextualidade e a transposição tipográfica até o projeto gráfico e os paratextos editoriais, como apêndices, ilustrações, notas e informações contidas na capa. Os livros selecionados evidenciam que até mesmo a escolha do formato é uma decisão que faz parte do significado da obra.

A coleção
A Coleção Livro de Artista da UFMG é a primeira em uma biblioteca de universidade pública no Brasil – a Biblioteca da Escola de Belas Artes (EBA). Iniciado em novembro de 2009, com a doação de um conjunto de livros de Alex Flemming, Guto Lacaz, Marilá Dardot e Paulo Bruscky, o acervo conta com mais de mil títulos e é o maior do Brasil.

Em 2014, a coleção recebeu a doação de um conjunto de cinco partituras de Dick Higgins, dois livros de Allan Kaprow e outros 14 livros que fizeram parte de uma mostra realizada no Museu de Arte da Pampulha. Em 2018, contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do projeto Livros de artista no Brasil, para aquisição de um conjunto de volumes de poesia concreta (Décio Pignatari, Ronaldo Azeredo, Edgard Braga), poema-processo (Moacy Cirne, Falves Silva e Jomard Muniz de Brito) e poesia visual (Tadeu Jungle e Lenora de Barros), incluindo obras antológicas, como os Poemóbiles de Augusto de Campos e Julio Plaza. A coleção possui, também, um acervo de obras de referência, formado por livros, catálogos e periódicos especializados, além de revistas, postais, cartazes e outras publicações de artista.

Gabinete do Livro
O Gabinete do Livro é iniciativa do projeto Museu Vivo Memória Gráfica. Promoveu, em seus seis anos de atividades, mais de oito exposições e organizou mostras dedicadas à coleção Cattleya Alba, da Confraria de Bibliófilos Brasileiros, à editora Noa Noa, aos livros impressos em tipografia pelas mãos do poeta João Cabral de Melo Neto, às produções editoriais de Gastão de Holanda e Aloísio Magalhães em O gráfico amador. As duas últimas exposições, no Centro de Memória da Fale UFMG, foram Guilherme Mansur: poeta editor e Cleber Teixeira e a Editora Noa Noa. Essas coleções compõem o acervo da Tipografia do Zé.

Com Setor de Comunicação da Faculdade de Letras