Notícias Externas

Exposição ‘Outro Mundo É Possível’ homenageia João das Neves

Mostra fica em cartaz na Academia Mineira de Letras, até o dia 4 de outubro

João das Neves: deslocamentos por diferentes territórios e culturas brasileiros
João das Neves: deslocamentos por diferentes territórios e culturas brasileiros Foto: André Seiti

Será inaugurada neste sábado, 31, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Centro), a exposição Outro Mundo É Possível, dedicada ao diretor e dramaturgo João das Neves. O artista foi fundador do Grupo Opinião e do Teatro Opinião, ao lado de Ferreira Gullar. Além disso, é conhecido por buscar novos modelos dramatúrgicos durante a ditadura militar e fomentar a diversidade ao abordar assuntos relacionados ao protagonismo de mulheres, negros, indígenas, gays e transexuais.

As características da obra de João das Neves refletem os deslocamentos do diretor por diferentes territórios e culturas brasileiras. A mostra tem quatro ambientes, que revelam as facetas diversas do artista, e tem o objetivo de promover um passeio pelo universo do diretor.

João das Neves faleceu no ano passado, aos 84 anos, ao lado dos amigos e da família, em Lagoa Santa.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a cantora Titane, companheira do artista e uma das curadoras da mostra, falou sobre vida e obra de João das Neves e também sobre a programação da exposição. A entrevista foi ar nesta sexta-feira, 30.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A abertura da exposição, que fica em cartaz até o dia 4 de outubro, conta com apresentação de Titane, Maurício Tizumba, Berenice Menegale, Hudson Lacerda e ex-integrantes do grupo cênico-musical Rosa dos Ventos.

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael