Fale e Caed oferecem oito cursos de idiomas a distância

Matrículas encerram-se em 14 de março

Grupo se comunica em Libras, uma das línguas que serão ofertadas a distância na UFMG David Fulmer / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Interessados em iniciar ou retomar estudos de idiomas, mas que não têm disponibilidade para assistir aulas em horários estabelecidos, terão à disposição, a partir deste semestre, oito cursos de idiomas na modalidade a distância, oferecidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Inglês, Espanhol, Italiano, Latim e Língua Brasileira de Sinais (Libras), todos no nível iniciante ou básico, estão entre as opções. Há também três cursos de língua portuguesa: Gramática tradicional do português: fonética, fonologia e morfologia, Leitura e produção de textos acadêmicos e Português para concursos. As aulas vão de 19 de março a 18 de junho, totalizando carga horária de 52 horas.

“Nós procuramos nos espelhar nos cursos que já oferecemos e proporcionar ao aluno a sensação que teria no presencial. Serão turmas com, no máximo, 30 estudantes, o que vai possibilitar uma interação de qualidade com os tutores”, explica a professora Adriana Tenuta, coordenadora do Cenex.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 14, no site da Fundep, e as turmas de inglês já não têm mais vagas. Os cursos são abertos a qualquer pessoa da comunidade, a alunos e não alunos da UFMG, com idade a partir de 14 anos.

Produção conjunta
Os inéditos cursos de idiomas a distância são resultado de trabalho conjunto entre o Cenex e o Caed, responsável por prestar assessoria na construção das lições, a fim de garantir sua adequação às peculiaridades do ensino on-line.

O material, elaborado por docentes e pós-graduandos da Fale, recebeu revisões pedagógicas e editoriais do Caed, que também foi o responsável por capacitar aproximadamente 70 professores e tutores envolvidos no projeto, com a oferta dos cursos Formação de tutores e Laboratório de criação de materiais didáticos para educação a distância.

A parceria, iniciada em 2016, resultou na elaboração de 11 cursos, os oito ofertados no primeiro semestre deste ano e outros três, ainda em andamento: Francês, Grego e Português – fonética, fonologia e morfologia. As formações disponíveis a partir de março foram testadas por turmas-piloto, nos meses de janeiro e fevereiro, e alcançaram bons resultados, na avaliação da coordenadora do Cenex.

Segundo Adriana Tenuta, a união de esforços dos dois núcleos foi fundamental para definir padrões para a criação e a qualidade dos cursos on-line. “Foi uma contribuição muito importante, que nos possibilitou conceber um material de referência para as próximas etapas, que ficarão a cargo da equipe do Cenex”, avalia a coordenadora.

Com Assessoria de Comunicação do Caed