Faculdade de Letras realiza a 1ª Semana LGBTQIA+

Evento organizado por estudantes busca valorizar as vozes de pessoas LGBTQIA+ que fazem parte da comunidade da UFMG

.
. Divulgação

Na semana em que é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, em 28 de junho, o programa Universo Literário reforça o orgulho e realiza entrevistas sobre a presença e representatividade da comunidade na literatura. Para abrir a celebração, o programa fala sobre a Primeira Semana LGBTQIA+ da Faculdade de Letras da UFMG (Fale), que é realizada até o dia 1º de julho pelo Diretório Acadêmico da unidade. A proposta é valorizar as vozes de estudantes e artistas desse grupo que fazem parte da comunidade da UFMG. A programação inclui mostra artística e literária, cineclube, sarau, feirinha, gaymada, roda de conversa, karaoqueer, shows e um evento surpresa. Entre os debates está também um que propõe a discussão sobre a misoginia dentro da própria comunidade LGBTQIA+. O evento tem como motivação o atual momento de avanço da direita conservadora em que é necessário reafirmar as vozes das pessoas que compõem a comunidade e vem sofrendo preconceito e violência de maneira aberta, uma vez que determinados grupos parecem não se sentirem constrangidos em exibir o preconceito. As atividades são realizadas no prédio da Faculdade de Letras da UFMG, no campus Pampulha - Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Mais informações e a programação completa, no Instagram @daletrasufmg.

O Universo Literário conversou sobre a Primeira Semana LGBTQIA+ da FALE, a programação, os artistas e os temas debatidos, com a estudante de Letras Stephanie Lorrane Nunes Mateus, uma das organizadoras do evento.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck:

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória