Fafich completa 80 anos de fundação em 2019

Ex-diretor da Faculdade, professor João Pinto Furtado conversou com o programa Conexões

Prédio atual da Fafich, no campus Pampulha
Prédio atual da Fafich, no campus Pampulha Foto: Portal da Fafich

Em 2019, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich) completou 80 anos de história. Fundada no dia 21 de abril de 1939, sob a nomenclatura Faculdade de Filosofia (Fafi), a instituição encontrou abrigo na antiga Casa de Itália, situada na Rua dos Tamoios, passando a operar efetivamente apenas em março de 1941.

Com o rompimento das relações entre Brasil e Itália, na Segunda Guerra Mundial, a Faculdade foi transferida para o prédio do Instituto de Educação. A primeira sede própria da Fafi foi no Edifício Acaiaca, onde permaneceu por mais de uma década. Nos primeiros anos, o local abrigava diversos cursos, inclusive de outras áreas, como Geografia, Matemática, Física e Química.

No início da década de 1960, a Fafi transferiu-se para a Rua Carangola, 288, no Santo Antônio, um de seus endereços mais icônicos, cuja fachada foi tombada em 2014 como símbolo da resistência ao regime militar. Em 1968, com a Reforma Universitária, foi adotado, enfim, o nome Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Hoje, a Fafich conta com oito cursos de graduação e sete programas de pós-graduação. Para celebrar a história da Faculdade, a UFMG dá início nesta quinta-feira, 14, a um cronograma de atividades comemorativas que se estendem até março de 2021, quando se completam 80 anos do início efetivo das atividades da antiga Fafi. Uma dessas atividades é a criação de um Centro de Memórias, que funcionará como projeto de pesquisa.

A Fafich e seus 80 anos foram tema da entrevista do programa Conexões, com o professor do Departamento de História da UFMG e ex-diretor da Faculdade, João Pinto Furtado.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção: Rodolfo Morais, Fred Gandra e Bruno Esteves, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael